Aplicando Redes Sociais Veiculares para Aprimorar o Gerenciamento da Mobilidade Urbana

  • Ademar T. Akabane UNICAMP
  • Roger Immich UNICAMP
  • Edmundo R. M. Madeira UNICAMP
  • Leandro A. Villas UNICAMP

Resumo


O Sistema Avançado de Gerenciamento de Tráfego (ATMS) é cada vez mais utilizado por gestores de mobilidade urbana para aprimorar o gerenciamento de tráfego veicular. Muitos ATMS empregam soluções centralizadas devido à dificuldade de selecionar os veículos mais relevantes, em redes altamente dinâmicas, para detectar congestionamentos e sugerir rotas alternativas. Além disso, tais soluções nem sempre são escaláveis. Por outro lado, a solução distribuída necessita previamente segmentar todo o cenário para selecionar os veículos. Além disso, tal solução sugere rotas alternativas, de maneira egoísta, que podem levar ao congestionamento secundário. Com base nessas lacunas encontradas, foi proposto um sistema distribuído de gerenciamento de mobilidade urbana baseado no paradigma das redes sociais veiculares (VSNs) chamado MAESTRO. Tal paradigma surgiu a partir da integração dos dispositivos de comunicação sem-fio e das redes sociais no ambiente veicular. Assim duas diferentes abordagens podem ser exploradas em VSNs: Social Network Analysis (SNA) e Social Network Concepts (SNC). Ambas abordagens foram aplicadas no sistema MAESTRO. Os resultados das simulações mostraram que o uso dos SNA e SNC, no ambiente veicular, tem grande potencial em aumentar a escalabilidade do sistema e também aprimorar a eficiência no gerenciamento da mobilidade urbana.

Palavras-chave: Mobilidade Urbana, Redes Veículos, Controle de Congestionamento

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Publicado
06/05/2019
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AKABANE, Ademar T.; IMMICH, Roger; MADEIRA, Edmundo R. M.; VILLAS, Leandro A.. Aplicando Redes Sociais Veiculares para Aprimorar o Gerenciamento da Mobilidade Urbana. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE REDES DE COMPUTADORES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS (SBRC), 37. , 2019, Gramado. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1070-1083. ISSN 2177-9384. DOI: https://doi.org/10.5753/sbrc.2019.7423.

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