Como os fatores que influenciam o engajamento impactam as avaliações dos usuários em lojas de aplicativos móveis

Resumo


Aplicações que usam o crowdsourcing acoplado à tecnologia móvel, são chamadas de crowdsourcing móvel (CM). Aplicativos que envolvem crowdsourcing têm uma necessidade crescente de engajamento. O nosso principal objetivo foi verificar como comentários negativos - ou reclamações -, relacionados a fatores que influenciam diretamente o engajamento, influenciam a avaliação dos usuários sobre aplicativos de crowdsourcing. Cada aplicativo foi avaliado considerando os seguintes fatores que influenciam o engajamento: usabilidade, durabilidade, controle, confiança e eficiência. Os resultados experimentais verificaram que a nossa hipótese é verdadeira para o fator de durabilidade.

Referências

Di Sorbo, A., Panichella, S., Alexandru, C. V., Shimagaki, J., Visaggio, C. A., Canfora, G., and Gall, H. C. (2016). What would users change in my app? summarizing app reviews for recommending software changes. In Proceedings of the 2016 24th ACM SIGSOFT International Symposium on Foundations of Software Engineering, pages 499–510. ACM.

Jung, E.-Y., Baek, C., and Lee, J.-D. (2012). Product survival analysis for the app store. Marketing Letters, 23(4):929–941.

Lalmas, M., O’Brien, H., and Yom-Tov, E. (2014). Measuring user engagement. Synthesis Lectures on Information Concepts, Retrieval, and Services, 6(4):1–132.

Larson, M., Said, A., Shi, Y., Cremonesi, P., Tikk, D., Karatzoglou, A., Baltrunas, L., Geurts, J., Anguera, X., and Hopfgartner, F. (2013). Activating the crowd: exploiting user-item reciprocity for recommendation.

Lehmann, J., Lalmas, M., Yom-Tov, E., and Dupret, G. (2012). Models of user engagement. In International Conference on User Modeling, Adaptation, and Personalization, pages 164–175. Springer.

Vasconcelos, L., Barcellos, R., Viterbo, J., Bernardini, F., Boscarioli, C., and Nunes, E. (2019). How factors that influence engagement impact users’ evaluations in mobile app stores. In International Conference on Human-Computer Interaction, pages 571–584. Springer.
Publicado
03/10/2019
Como Citar

Selecione um Formato
VASCONCELOS, Leonardo; BARCELLOS, Raissa; VITERBO, José; BERNARDINI, Flavia; BOSCARIOLI, Clodis; NUNES, Eunice. Como os fatores que influenciam o engajamento impactam as avaliações dos usuários em lojas de aplicativos móveis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS COLABORATIVOS (SBSC), 1. , 2019, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 122-123. ISSN 2326-2842. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsc.2019.7822.