Técnica para Retenção e Recuperação de Conhecimento na Resolução de Incidentes de Segurança

  • Marcelo Colomé UFSM
  • Raul Nunes UFSM
  • Luis Alvaro Silva UFSM

Resumo


Este trabalho explora a aplicação de técnicas computacionais para a gestão do conhecimento de incidentes de segurança, oferecendo uma abordagem metodológica para a retenção e reutilização do conhecimento do especialista, visando a resolução de novos incidentes. O conhecimento do especialista em segurança da informação é fundamental para as organizações, pois a resolução eficaz de incidentes de segurança depende do conhecimento dos mesmos. Porém, as organizações não devem ser totalmente dependentes de seus funcionários. Desta forma, a metodologia proposta utiliza-se de Raciocínio Baseado em Casos com ponderação dos atributos sobre dados representados no padrão IODEF, visando a retenção do conhecimento do especialista na resolução de incidentes, possibilitando que outros membros da organização possam desempenhar tarefas similares, diminuindo a dependência de empresas de segurança em relação a seus funcionários. Os resultados demonstram que através desta metodologia o conhecimento fica efetivamente retido na base de casos e que novos funcionários podem se beneficiar de recomendações construídas e fornecidas pelo sistema, melhorando com isto a retenção do conhecimento nas organizações. 1

Referências

Dalkir, K. e Liebowitz, J. (2011). Knowledge Management in Theory and Practice. MIT Press.

Rahimli, A. (2012). Knowledge management and competitive advantage. In Information and Knowledge Management, pp. 37-43.

Hove, C. e Tarnes, M. (2013). Information Security Incident Management: An Empirical Study of Current Practice. Norwegian University of Science and Technology, Trondheim, Norway.

CERT.br. Estatísticas dos Incidentes Reportados ao CERT.br. Disponível em https://www.cert.br/stats/incidentes/. Acessado em: 24/07/2019.

Inayat, Z., Gani, A., Anuar, N. B., Khan, M. K. e Anwar, S. (2016). Intrusion response systems: Foundations, design, and challenges. Journal of Network and Computer Applications, vol. 62, pp. 53.

Richter, M. M. e Weber, R. O. (2013). Case-Based Reasoning: A Textbook. Springer.

Takahashi, T., Landfield, k. e Kadobayashi, Y. (2014). An Incident Object Description Exchange Format (IODEF) Extension for Structured Cybersecurity Information, RFC 7203, April.

Takahashi, T. e Miyamoto, D. (2016). Structured cybersecurity information exchange for streamlining incident response operations. In Network Operations and Management Symposium, pp. 949-954.

Gascon, H. et al, (2017). Mining attributed graphs for threat intelligence. In Proc of the 7th ACM Conference on Data and Application Security and Privacy, Arizona, USA, pp. 15-22.

Mansar, S. L., Marir, F. e Reijers, H. A. (2003). Case-based reasoning as a technique for knowledge management in business process redesign. Electronic Journal on Knowledge Management, vol. 1, (2), pp. 113-124.

ISO/IEC 27035. (2016). Information technology - security techniques - information security incident management. International Organization for Standardization, Geneva, CH, November.

Metzger, S., Hommel, W. e Reiser, H. (2011). Integrated security incident management – concepts and real-world experiences. In Proc of the 2011 Sixth International Conference on IT Security Incident Management and IT Forensics, pp. 107-121.

Line, M. B., Tøndel, I. A. e Jaatun, M. G. (2016). Current practices and challenges in industrial control organizations regarding information security incident management – Does size matter? Information security incident management in large and small industrial control organizations. International Journal of Critical Infrastructure Protection, vol. 12, (Supplement C), pp. 12.

Rajnovic, D. (2011). Computer Incident Response and Product Security. Indianapolis, USA: Cisco Press.

Anuar, N. B., Papadaki, M., Furnell, S. e Clarke, N. (2010). An investigation and survey of response options for intrusion response systems (IRSs). In Information Security for South Africa, pp. 1-8.

Jiang, F., Gu, T., Chang, L. e Xu, Z. (2014). Case Retrieval for Network Security Emergency Response Based on Description Logic. In Int. Conf. on Intelligent Information Processing, China, pp. 284-293.

Kim, H. K., Im, K. H. e Park, S. (2010). DSS for computer security incident response applying CBR and collaborative response. Expert Systems with Applications, vol. 37, (1), pp. 852-870.

Ping, L., Haifeng, Y. e Guoqing, M. (2010). An incident response decision support system based on CBR and ontology. In Int Conf on Computer Application and System Modeling, pp. 11-337-11-340.

OASIS. (2019). Introdution to STIX. Disponível em: https://oasis-open.github.io/cti-documentation/stix/intro. Acessado em: 24/07/2019.

Software FreeCBR. (2019). Disponível em: http://freecbr.sourceforge.net/. Acessado em: 23/07/2019.
Publicado
02/09/2019
Como Citar

Selecione um Formato
COLOMÉ, Marcelo; NUNES, Raul; SILVA, Luis Alvaro. Técnica para Retenção e Recuperação de Conhecimento na Resolução de Incidentes de Segurança. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS (SBSEG), 19. , 2019, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 127-140. DOI: https://doi.org/10.5753/sbseg.2019.13967.