Monitoramento de Requisitos não Funcionais de Processos de Negócio baseado em Qualidade de Serviço

  • Evando Souza Borges Universidade de Sao Paulo
  • Lucinéia Heloisa Thom Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Fantinato Universidade de Sao Paulo

Resumo



Os gerentes das áreas de negócios devem ter acesso aos indicadores de processos de negócios de suas organizações para obter e analisar informações em tempo real durante situações críticas. No entanto, as abordagens de monitoramento comumente fornecidas a esses gerentes geralmente abordam apenas indicadores no nível dos serviços que implementam os processos de negócios, que são medidas técnicas direcionadas aos gerentes de Tecnologia da Informação (TI). Este documento apresenta a abordagem StrAli-BAM (Alinhamento Estratégico com Monitoramento de Atividades de Negócios) para auxiliar no alinhamento estratégico entre negócios e TI através do monitoramento de requisitos de processos de negócios não funcionais com base nos níveis de Qualidade de Serviço (QoS). O StrAli-BAM visa permitir que os gerentes das áreas de negócios monitorem a execução dos processos de negócios, concentrando-se nos indicadores que são realmente sensíveis à execução dos processos de negócios. O StrAli-BAM consiste em: um monitor de requisitos não funcionais e uma infraestrutura para execução e monitoramento baseados em eventos SOA. Este artigo foi realizado seguindo o método de pesquisa da ciência do projeto. A abordagem proposta é avaliada por meio de uma prova de conceito em um cenário de compras on-line com monitoramento de requisitos de tempo de resposta não funcionais.
Palavras-chave: Acordo de Nível de Negócio, Gerenciamento de Processos de Negócios, Monitoramento, Qualidade de serviço, Acordo de Nível de Serviço
Publicado
30/11/2018
Como Citar

Selecione um Formato
BORGES, Evando Souza; THOM, Lucinéia Heloisa; FANTINATO, Marcelo. Monitoramento de Requisitos não Funcionais de Processos de Negócio baseado em Qualidade de Serviço . In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 14. , 2018, Caxias do Sul. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 457-464.