ProgramAR - Ferramenta para auxiliar o ensino em Álgebra Relacional

  • Arley Prates UFBA
  • Daniela Barreiro Claro UFBA
  • Edlane Proencia UFBA
  • João Queiroz UFBA

Resumo


A dificuldade no ensino da Álgebra e do Cálculo Relacional tem sido comprovada através dos rendimentos nas disciplinas de Banco de Dados. A abstração destas linguagens dificulta a compreensão dos discentes e culmina com a desmotivação na sequencia didática. Porém, a Álgebra e o Cálculo são as bases que fundamentam a linguagem SQL e sobretudo os alicerces da otimização em um SGBD. Assim, com o intuito de facilitar e motivar o aprendizado, foi desenvolvida uma ferramenta denominada ProgramAR que tem por principal objetivo descrever expressões em Álgebra e Cálculo Relacional que são convertidas para a linguagem SQL. Estas expressões convertidas são executadas em um SGBD, permitindo que os discentes visualizem os resultados obtidos. Com o propósito de validar a ferramenta, alguns testes foram realizados com os discentes do Bacharelado em Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia.

Referências

Appel, A. P. and Traina Jr., C. (2004). iDFQL Uma Ferramenta de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem da íAlgebra Relacional Baseado no Construcionismo. PhD thesis, Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação USP. São Carlos, SP.

ELMASRI, R. and NAVATHE, S. B. (2010). Sistemas de banco de dados. Pearson Addison Wesley.

Lautert, L. R. (2010). Implementação de um Simulador de Consultas em Álgebra Relacional. PhD thesis, Trabalho de Graduação. Universidade Federal de Santa Maria. Centro de Tecnologia. Curso de Ciência da Computação. Santa Maria, RS.

Paes, E. L. (2004). EnsinAR: Ferramenta Didática para o Ensino de íAlgebra Relacional. PhD thesis, Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico. Departamento de Informática e Estatística. Florianópolis.

Pereira, Juliana Alves; Resende, A. M. P. d. (2012). Uma Análise dos Ambientes de Ensino de Banco de Dados. PhD thesis, Universidade Federal de Lavras Departamento de Ciência da Computação UFLA. Lavras, MG.

RAMAKRISHNAN, R. and GEHRKE, J. (2008). Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados. McGraw Hill, 3rd edition.

Sumathi, S. and Esakkirajan, S. (2007). Fundamentals of Relational Database Management Systems. Springer.

ULLMAN, J. D., AHO, A. V., and SETHI, R. (1995). Compiladores Princípios, Técnicas e Ferramentas. LTC.
Publicado
22/05/2013
Como Citar

Selecione um Formato
PRATES, Arley; CLARO, Daniela Barreiro; PROENCIA, Edlane; QUEIROZ, João. ProgramAR - Ferramenta para auxiliar o ensino em Álgebra Relacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 9. , 2013, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 499-510. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2013.5715.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>