Uma abordagem Baseada em Agentes de Apoio à Gestão de Projetos de Software
Resumo
Modelos de melhoria de processo de software podem contribuir significativamente na qualidade do produto e evolução das organizações. No entanto, a implementação destes modelos é um grande desafio. Esse processo gera um aumento na carga cognitiva do gerente de projeto que deve gerenciar os projetos seguindo as recomendações do modelo. Este artigo propõe um sistema web multi-agente para auxiliar na gestão do conhecimento e automação de tarefas recomendadas pelo modelo CMMI (Capability Maturity Model Integration) Nível 2.
Referências
Bellifemine, F., Caire, G., and Greenwood, D. (2007). Developing multi-agent systems with JADE, volume 5. Wiley.
Chrissis, M., Konrad, M., and Shrum, S. (2011). CMMI R for Process Integration and Product Improvement. Addison-Wesley Professional.
for Development: Guidelines Davenport, T. and Prusak, L. (1998). Conhecimento empresarial. Rio de janeiro: Campus.
Dickinson, I. (2012). The jena ontology api. Disponível em: http://jena.sourceforge.net/ontology/index.html. Acessado em: Abril 2012.
Ehsan, N., Malik, O., Shabbir, F., Mirza, E., and Bhatti, M. (2010). Comparative study for pmbok & cmmi frameworks and identifying possibilities for integrating itil for addressing needs of it service industry. In Management of Innovation and Technology (ICMIT), 2010 IEEE International Conference on, pages 113–116. IEEE.
FIPA, F. (2000). Agent management specication. Disponível em: http://www.pa.org/. Acessado em: Abril 2012.
Furucho, R. A. and Aguiar, M. A. (2012). A importância do cmmi para o sucesso das organizações. Engenharia de Software Magazine, (46):17–25.
Garcia, I., Pacheco, C., and Calvo-Manzano, J. (2010). Using a web-based tool to dene and implement software process improvement initiatives in a small industrial setting. Software, IET, 4(4):237–251.
Gruber, T. et al. (1993). A translation approach to portable ontology specications. Knowledge acquisition, 5(2):199–220.
Gualberto, E. S., de Sousa Jr, R. T., de Deus, F. E., and Duque, C. G. (2012). Infosecrm: Uma abordagem ontológica para a gestao de riscos de segurança da informaç ao. In VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2012). Trilhas Técnicas.
Homchuenchom, D., Piyabunditkul, C., Lichter, H., and Anwar, T. (2011). Spials: A In Software Engilight-weight software process improvement self-assessment tool. neering (MySEC), 2011 5th Malaysian Conference in, pages 195–199. IEEE.
Huang, D. and Zhang, W. (2010). Cmmi in medium & small enterprises: Problems and solutions. In Information Management and Engineering (ICIME), 2010 The 2nd IEEE International Conference on, pages 171–174. IEEE.
Jordan, L. (2008). Gerenciamento de projetos com dotProject: guia de instalação, conguração, customização e administração do dotProject. Pearson Prentice Hall.
Knublauch, H., Fergerson, R., Noy, N., and Musen, M. (2004). The protégé owl plugin: An open development environment for semantic web applications. The Semantic Web– ISWC 2004, pages 229–243.
Kovacheva, T. and Todorov, N. (2011). Optimizing software development process: A case study for integrated agile-cmmi process model. In EUROCON-International Conference on Computer as a Tool (EUROCON), 2011 IEEE, pages 1–2. IEEE.
Oliveira, M. J. (2010). Mas-commonkads+: Uma extensão a metodologia mascommonkads para suporte ao projeto detalhado de sistemas multiagentes racionais.
Russell, S. and Norvig, P. (2010). Articial intelligence: a modern approach. Prentice hall.
Schwaber, K. and Beedle, M. (2002). Agile software development with Scrum, volume 18. Prentice Hall PTR Upper Saddle River eNJ NJ.
SEI (2012). Published CMMI appraisal results. Disponível em: http://sas.sei.cmu.edu/pars/. Acessado em: Abril 2012.
Team, S. (2011). Standard cmmi appraisal method for process improvement (scampi) a, version 1.3: Method definition document.
Team, T. (2012). The trac user and administration guide. Disponível em: http://trac.edgewall.org/wiki/TracGuide. Acessado em: Dezembro 2012.
Zhang, L. and Shao, D. (2011). Software process improvement for small and medium organizations based on cmmi. In Artificial Intelligence, Management Science and Electronic Commerce (AIMSEC), 2011 2nd International Conference on, pages 2402–2405. IEEE.