Estudo sobre o engajamento de usuários de uma mídia social disponibilizada pelo governo

  • Camila Silva Universidade de São Paulo
  • Edmir Prado Universidade de São Paulo

Resumo


O uso de mídias sociais está se difundindo, a partir do momento em que estas possibilitam o compartilhamento de informações e a criação de comunidades virtuais e de mecanismos de interação. Perante estas características, organizações públicas têm utilizado mídias sociais para mobilizar, informar e chamar seu públicoalvo à participação social. Contudo ainda é uma preocupação se esta ferramenta é capaz de promover o engajamento desse público. Neste sentido, este estudo tem o objetivo de analisar como as funcionalidades de uma mídia social, disponibilizada pelo próprio governo, influenciaram o engajamento dos usuários. Para tanto, foi realizado um estudo netnográfico em que foram observadas e analisadas as interações de uma comunidade inserida em uma plataforma disponibilizada pelo governo federal brasileiro. Por fim verificou-se que nem todos os recursos foram bem explorados pelos usuários, e ainda que os usuários tenham passado pelo processo de engajamento, sua experiência de uso não foi tão satisfatória para que mantivessem sua frequência de acessos.

Palavras-chave: Mídia social, Governo, Engajamento do usuário, Netnografia

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Publicado
26/05/2015
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SILVA, Camila; PRADO, Edmir. Estudo sobre o engajamento de usuários de uma mídia social disponibilizada pelo governo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 623-630. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5869.