Aprendizado de Geometria Analítica e Álgebra Linear Utilizando um Software Gráfico via Internet

  • Igor R. Lima Universidade Federal de Lavras
  • Maria do Carmo P. de T. Costa Universidade Federal de Lavras
  • Heitor A. X. Costa Universidade Federal de Lavras

Resumo


As ferramentas computacionais, incluindo produtos de software educacionais e documentos hipertexto, permitem o ensino da matemática de modo inovador, reforçando o papel da linguagem gráfica. Assim, é uma outra maneira de buscar e viabilizar a construção do conhecimento, de forma mais autônoma e independente e, ao utilizar o computador, principalmente com ferramentas exploratórias, uma certa aproximação dos materiais concretos é possível. Esse trabalho propõe um software educacional, TBC-GAAL/WEB (Treinamento Baseado em Computador para Geometria Analítica e Álgebra Linear via Web) a ser usado em disciplinas de Geometria Analítica e Álgebra Linear; por ser possível utilizá-lo via Web, a sua difusão é alta, não ficando restrito ao local de seu desenvolvimento.

Referências

Barufi, M. C. B. E-cálculo: Um e-curso de matemática, disponível em http://www.cepa.if.usp.br/e-calculo. Acessado em: 12/12/2006.

Cysneiro, P G. Novas tecnologias no cotidiano da escola. Disponível em: http://www.educacaoonline.pro.br/art_as_novas_tecnologias.asp?f_id_artigo=422. Acessado em: 12/12/2006.

Deitel, H. M., Java – Como Programar. Prentice Hall Brasil. 6ª Edição. 2007. 1152 p.

Garcia, I. C.; Rezende, P. J.; Calheiros, F. C. Astral: Um Ambiente para Ensino de Estrutras de Dados através de Animações de Algoritmos. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE' 1997) n. 01, http://www.inf.ufsc.br/sbcie/revista/nr1/garcia.htm. Ambiente ASTRAL disponível em:www.dcc.unicamp.br/~rezende/ASTRAL/. Acesso: 28 abr 2005.

Grothman, R. C.a.R. – Matemática para Gregos & Troianos. Disponível em: <http://www.gregosetroianos.mat.br/car/demo.html>. Acessado em: 16/01/2008.

Parris (a), R. Philips Exeter Academy. Mathenatics Department. Disponível em: <http://math.exeter.edu/rparris/winplot.html>. Acessado em: 16/01/2008.

Parris (b), R. Philips Exeter Academy. Mathenatics Department. Disponível em: <http://math.exeter.edu/rparris/peanut/winlabz.exe>. Acessado em: 16/01/2008.

Parris (c), R. Philips Exeter Academy. Mathenatics Department. Disponível em: <http://math.exeter.edu/rparris/wingeom.html>. Acessado em: 16/01/2008.

Pinkus, A. The Yacas Computer Algebra System. Disponível em: <http://yacas.sourceforge.net/downloads.html>. Acessado em: 16/01/2008.

Ponte, J. P.; Oliveira, H.; Varandas, J. M. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/docs-pt/03-Ponte-Oli-Var(TIC-Dario).doc. Acessado em: 12/12/2006.

Santos, R. P. dos; Costa, H. A. X. Análise de Metodologias e Ambientes de Ensino para Algoritmos, Estruturas de Dados e Programação aos iniciantes em Computação e Informática. INFOCOMP – Journal of Computer Science, v.5, n.1, p.41-50, Mar. 2006.
Publicado
07/04/2008
LIMA, Igor R.; COSTA, Maria do Carmo P. de T.; COSTA, Heitor A. X.. Aprendizado de Geometria Analítica e Álgebra Linear Utilizando um Software Gráfico via Internet. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 4. , 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 94-105. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2008.5916.