AMoPCE no Ensino Superior de Programação: uma Perspectiva Docente

  • Alexandre Grotta IFSP
  • Edmir Parada Vasques Prado USP

Resumo


A programação de computadores é um tópico fundamental em cursos superiores de Sistemas de Informação e áreas afins. Neste contexto, a aprendizagem baseada em projeto ágil (APjBL) apresenta-se como relevante alternativa de ensino. Esta pesquisa adaptou e aplicou um método APjBL, o Agile Model for Projects in Computing Education (AMoPCE), em um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Como resultados, são apresentados a versão adaptada do AMoPCE e a facilidade percebida de sua aplicação.

Palavras-chave: Ensino Superior, Programação, Perspectiva Docente

Referências

Biggs, J. B. and Tang, C. S. (2011). Effective teaching and learning for today’s universities. Teaching for quality learning at university. SRHE and Open University Press Imprint. 4. ed. New York, USA: McGraw-Hill Education. p. 1–16.

Grotta, A. and Prado, E. P. V. (2019). Project Management Approaches and Methods to Computer Programming Education Via Project-Based Learning: A Systematic Literature Review. In PBL2019 IMMERSIVE VIRTUAL INTERNATIONAL CONFERENCE. . http://pbl2019.panpbl.org/wp-content/uploads/2019/09/AlexandreGrotta-AprendizagemBaseadaemProjeto.pdf.

Kastl, P., Kiesmüller, U. and Romeike, R. (2016). Starting out with projects - Experiences with agile software development in high schools. [B. E. Vahrenhold J. Barendsen E., Ed.]In: Workshop in Primary and Secondary Computing Education, 4th. . Association for Computing Machinery. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84994322700&doi=10.1145%2F2978249.2978257&partnerID=40&md5=fcbaa46e95d7d0cdbfaf1b0fc3b78c3f.

Petri, G., Calderón, A., Von Wangenheim, C. G., Borgatto, A. F. and Ruiz, M. (2018). Benefícios dos Jogos Não-Digitais no Ensino de Computação. In 26o Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2018). . SBC. http://portaldeconteudo.sbc.org.br/index.php/wei/article/view/3481.

Romeike, R. and Göttel, T. (2012). Agile projects in high school computing education - Emphasizing a learners’ perspective. In: Proceedings of the 7th Workshop in Primary and Secondary Computing Education.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
GROTTA, Alexandre; PRADO, Edmir Parada Vasques. AMoPCE no Ensino Superior de Programação: uma Perspectiva Docente. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 16. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 214-217. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2020.13146.