S21A: Avaliação de Competências de Empreendedorismo Digital em Laboratórios de Inovação Aberta no Ensino Médio

  • Eliana de Oliveira Kobaiassi Universidade de São Paulo
  • Renata Mendes Araujo Universidade Presbiteriano Mackenzie / Universidade de São Paulo

Resumo


O avanço dos sistemas de informação tem impactado a educação e o mercado de trabalho. É cada vez mais importante capacitar os jovens com habilidades para lidar com os desafios do século XXI, tornando-os cidadãos conscientes e responsáveis. Escolas têm adotado a implantação de laboratórios de inovação aberta para desenvolver habilidades essenciais, como empreendedorismo digital. Este estudo propõe o método S21A (Skills Assessment 21st Century) para avaliar a competência de empreendedorismo digital de estudantes do ensino médio em laboratórios de inovação aberta. O método será validado em uma escola pública na região metropolitana de São Paulo.

Palavras-chave: Inovação Aberta, Competências, Habilidades do Século XXI, Empeendedorismo Digital

Referências

Brasil (2017). Base nacional comum curricular. Brasília: MEC/CONSED/UNDIME.

Buchanan, R., Gueldner, B. A., Tran, O. K., and Merrell, K. W. (2009). Social and emotional learning in classrooms: A survey of teachers’ knowledge, perceptions, and practices. Journal of Applied School Psychology, 25(2):187–203

Chesbrough, H. W. and Innovation, O. (2003). The new imperative for creating and profiting from technology. Open Innovation.

Cortes, D., Ramirez, J., and Molina, A. (2020). Open innovation laboratory: Education 4.0 environments to improve competencies in scholars. Proceedings of the LACCEI international Multi-conference for Engineering, Education and Technology.

Hair, N., Wetsch, L. R., Hull, C. E., Perotti, V., and Hung, Y.-T. C. (2012). Market orientation in digital entrepreneurship: advantages and challenges in a web 2.0 networked world. International Journal of Innovation and Technology Management, 9(06):1250045.

Heckman, J. J. and Kautz, T. (2012). Hard evidence on soft skills. Labour economics, 19(4):451–464

Hevner, A. R. (2007). A three cycle view of design science research. Scandinavian journal of information systems, 19(2):4

Huertas, J., Mahlknecht, J., Lozoya-Santos, J., Uribe, S., López-Guajardo, E., and Ramirez-Mendoza, R. (2021). Campus city project: Challenge living lab for smart cities. Applied Sciences (Switzerland).

Mccallum, E., Weicht, R., Mcmullan, L., and Price, A. (2018). Entrecomp into action - get inspired, make it happen: A user guide to the european entrepreneurship competence framework. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 de fevereiro 2023.

Miranda, J., López, C. S., Navarro, S., Bustamante, M. R., Molina, J. M., and Molina, A. (2019). Open innovation laboratories as enabling resources to reach the vision of education 4.0. In 2019 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), pages 1–7. IEEE.

Miranda, J., Rosas-Fernández, J. B., and Molina, A. (2020). Achieving innovation and entrepreneurship by applying education 4.0 and open innovation. In 2020 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), pages 1–6. IEEE.

Mundial, B. (2018). Competências e empregos: uma agenda para a juventude. Brazil. BANCO MUNDIAL, page 10.

OECD. (2019). The future of education and skills: Education 2030. OECD Publishing.

ONU. (2015). Transformar nosso mundo: A agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 de fevereiro 2023. Recuperado de [link].

Osorio, F., Dupont, L., Camargo, M., and Peña, J. I. (2019). Constellation of innovation laboratories: A scientific outlook. In 2019 IEEE International Conference on Engineering, Technology and Innovation (ICE/ITMC), pages 1–10. IEEE.

Prendes-Espinosa, P., Solano-Fernández, I. M., and García-Tudela, P. A. (2021). Emdigital to promote digital entrepreneurship: The relation with open innovation. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 7(1):63.

Ramírez-Montoya, M. S., Álvarez-Icaza, I., Sanabria-Z, J., Lopez-Caudana, E., Alonso-Galicia, P. E., and Miranda, J. (2021). Scaling complex thinking for everyone: A conceptual and methodological framework. In Ninth International Conference on Technological Ecosystems for Enhancing Multiculturality (TEEM’21), pages 806–811.

Román-García, M. d. M., González Calatayud, V., et al. (2022). La competencia de emprendimiento digital en función del género: el proyecto emdigital.

WEF, W. E. F. (2018). The future of jobs report 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 01 de fevereiro 2023.

WEF, W. E. F. (2020). Jobs of tomorrow mapping opportunity in the new economy. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 de fevereiro 2023.
Publicado
29/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
KOBAIASSI, Eliana de Oliveira; ARAUJO, Renata Mendes. S21A: Avaliação de Competências de Empreendedorismo Digital em Laboratórios de Inovação Aberta no Ensino Médio. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SI - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 19. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 166-171. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229403.