S21A: Avaliação de Competências de Empreendedorismo Digital em Laboratórios de Inovação Aberta no Ensino Médio

  • Eliana de Oliveira Kobaiassi Universidade de São Paulo
  • Renata Mendes Araujo Universidade Presbiteriano Mackenzie / Universidade de São Paulo

Resumo


O avanço dos sistemas de informação tem impactado a educação e o mercado de trabalho. É cada vez mais importante capacitar os jovens com habilidades para lidar com os desafios do século XXI, tornando-os cidadãos conscientes e responsáveis. Escolas têm adotado a implantação de laboratórios de inovação aberta para desenvolver habilidades essenciais, como empreendedorismo digital. Este estudo propõe o método S21A (Skills Assessment 21st Century) para avaliar a competência de empreendedorismo digital de estudantes do ensino médio em laboratórios de inovação aberta. O método será validado em uma escola pública na região metropolitana de São Paulo.

Palavras-chave: Inovação Aberta, Competências, Habilidades do Século XXI, Empeendedorismo Digital

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Publicado
29/05/2023
KOBAIASSI, Eliana de Oliveira; ARAUJO, Renata Mendes. S21A: Avaliação de Competências de Empreendedorismo Digital em Laboratórios de Inovação Aberta no Ensino Médio. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 19. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 166-171. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229403.