O corpo que aprende: Contribuições da Bioenergética no Ensino Remoto Emergencial

  • Laila Fernanda dos Santos SEDUC / SME-Cuiabá
  • Marcela Cristiane Ribeiro Brito SEDUC-MT

Resumo


A temática desta pesquisa surge como tentativa de alinhar os estudos da Psicologia Corporal, através dos postulados de Reich e Lowen e suas contribuições ao Ensino Emergencial Remoto (ERE). O Objetivo desta pesquisa é investigar como o estudo dos Traços de caráter e da Bioenergética podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Estadual de Mato Grosso. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de natureza exploratória de abordagem mista. Os resultados do estudo permitiram construir o perfil estatísticos dos traços de caráter e através dele construir uma análise combinada de procedimentos pedagógicos estratégicos para cada traço. O estudo revelou, através dos apontamentos da análise dos traços que, o professor compreenderá com maior facilidade os meios como os alunos interagem socialmente, facilitando a interação social e o engajamento dos discentes, ainda que remotamente, promovendo experiências enriquecedoras e melhorando o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Bioenergética, Traços de Caráter, Ensino Remoto Emergencial

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Publicado
08/11/2021
SANTOS, Laila Fernanda dos; BRITO, Marcela Cristiane Ribeiro. O corpo que aprende: Contribuições da Bioenergética no Ensino Remoto Emergencial. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 783-793. ISSN 2447-8776.