O corpo que aprende: Contribuições da Bioenergética no Ensino Remoto Emergencial
Resumo
A temática desta pesquisa surge como tentativa de alinhar os estudos da Psicologia Corporal, através dos postulados de Reich e Lowen e suas contribuições ao Ensino Emergencial Remoto (ERE). O Objetivo desta pesquisa é investigar como o estudo dos Traços de caráter e da Bioenergética podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Pública Estadual de Mato Grosso. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de natureza exploratória de abordagem mista. Os resultados do estudo permitiram construir o perfil estatísticos dos traços de caráter e através dele construir uma análise combinada de procedimentos pedagógicos estratégicos para cada traço. O estudo revelou, através dos apontamentos da análise dos traços que, o professor compreenderá com maior facilidade os meios como os alunos interagem socialmente, facilitando a interação social e o engajamento dos discentes, ainda que remotamente, promovendo experiências enriquecedoras e melhorando o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental.
Referências
BACRI, Ana Paula. Influência dos bloqueios corporais na aprendizagem da criança. Uberlândia, Dissertação Mestrado. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Uberlândia. 2005.
BARROS, Adriano de Souza; MOREIRA, Maria das Graças da Silva. Liderança e Caráter: um estudo sob a perspectiva da Análise Bioenergética. Revista Latino-americana de Psicologia Corporal. Ano 4, No. 6, Abril/2017 – ISSN: 2357-9692. Edição eletrônica em http://psicorporal.emnuvens.com.br/rbpc. Acesso em 01. ago. 2021.
BEHAR, Patricia Alejandra. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Universidade Federal do Rio Grande so Sul, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 10. set. 2021.
CASTRO, Gisele Fontenelle de Oliveira. Caráter e couraça: estruturas sólidas na sociedade líquido-moderna? In: VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara (Org.) XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2016, pp. 260-274. [ISBN – 978-85-69218-01-2]. Disponível em: [link]. Acesso em 01.ago.2021.
CRESWELL, J. W.; PLANO CLARK, V. L. Designing and conducting mixed methods research. 2nd. Los Angeles: SAGE Publications, 2011.
CRISTOFOLINI, Gloria Maria Alves Ferreira. A psicologia corporal na sala de aula. In: VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara (Org.). Anais. 14º CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. Curitiba/PR. Centro Reichiano, 2009. CD-ROM. [ISBN – 978-85-87691-16-3]. Acesso em01.ago.2021.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. E ed. São Paulo: Atlas, 2019.
LOWEN, Alexander. Bioenergética. São Paulo: Summus, 1982.
_________________. O corpo em terapia. São Paulo: Summus.(1958/1977).
_________________.Prazer: uma abordagem criativa da vida. 7. ed. São Paulo, Summus Editorial.1970.
Ministério da Educação (BR). Portaria nº 343 de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União, 18 mar. 2020[citado em 2020 jan. 27]. Disponível em: [link]. Acesso em 17. fev. 2021.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.
MOTA, Maria V. A visibilidade humana através do corpo numa perspectiva reichiana: o corpo da criança na pedagogia. In: VOLPI, José Henrique; VOLPI, Sandra Mara (Org.) XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PSICOTERAPIAS CORPORAIS. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2016, pp. 25-36. [ISBN – 978-85- 69218-01-2]. Disponível em: [link]. Acesso em 15.ago.2021.
_______________. Introdução ao pensamento de Wilhelm Reich e seus reflexos na educação. In: Revista Reichiana, n.7, do Departamento Reichiano do Instituto Sedes Sapientiae, 1998.
OLIVEIRA JÚNIOR. Wellington Roriz de. Integração corpo/mente na Análise Bioenergética de Alexander Lowen: [manuscrito]: a relação entre o adoecimento corporal e as estruturas de caráter. Dissertação Pós-graduação. Goiânica: UFG. 2016.
REICH, Wilhelm. Análise do Caráter. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
REICH, Wilhelm; SCHMIDT, V. Psiconálisis y Educación 1. (Ramón Garcia, Nuria Pérez de Lara y Sebastián Alemany. Trad). 2. ed. Barcelona: Editorial ANAGRAMA, 1980.
SILVA, MMJ; PANOBIANCO, MS; Clapis MJ. Tecnologias da informação e comunicação no ensino de pós-graduação em Enfermagem na pandemia de COVID-19. REME - Rev Min Enferm. 2021;25:e-1368. DOI PROVISÓRIO: 10.5935/1415.2762.20210016.
SOUSA. Erika Predes de Azevêdo. Família: Formadora de Caráter. Monografia Pós-graduação. INCISA. 2018.