Avaliação Atitudinal na Perspectiva Docente

  • Gleydimary da Silva Carvalho IFMT
  • Fernando Augusto Silva IFMT / UFMT

Resumo


A avaliação é um processo que deve ser constante, organizado, abrangente, cumulativo, informativo e holístico, permitindo, a partir de critérios pré-estabelecidos, contribuir para um efetivo processo de ensino e aprendizagem. A avaliação atitudinal, obrigatória em Mato Grosso, se concentra em mensurar e analisar as atitudes, valores, comportamentos e disposições dos alunos em relação ao processo de aprendizagem e ao ambiente escolar. O objetivo geral deste trabalho é analisar a influência da avaliação atitudinal na prática docente e, para explorar esta percepção, utilizamos um questionário aplicado a docentes que lecionam Biologia, Química e Física no IFMT. Para a análise dos dados da pergunta dissertativa, foi utilizada uma metodologia de análise de conteúdo. Concluiu-se que a forma como essa avaliação é entendida e utilizada pelos docentes varia e que há uma tendência entre alguns educadores de utilizar essa prática de maneira inadequada.
Palavras-chave: Aprendizagem, Avaliação, Comportamento

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Publicado
11/11/2024
CARVALHO, Gleydimary da Silva; SILVA, Fernando Augusto. Avaliação Atitudinal na Perspectiva Docente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 641-650. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32718.