Avaliação Atitudinal na Perspectiva Docente
Resumo
A avaliação é um processo que deve ser constante, organizado, abrangente, cumulativo, informativo e holístico, permitindo, a partir de critérios pré-estabelecidos, contribuir para um efetivo processo de ensino e aprendizagem. A avaliação atitudinal, obrigatória em Mato Grosso, se concentra em mensurar e analisar as atitudes, valores, comportamentos e disposições dos alunos em relação ao processo de aprendizagem e ao ambiente escolar. O objetivo geral deste trabalho é analisar a influência da avaliação atitudinal na prática docente e, para explorar esta percepção, utilizamos um questionário aplicado a docentes que lecionam Biologia, Química e Física no IFMT. Para a análise dos dados da pergunta dissertativa, foi utilizada uma metodologia de análise de conteúdo. Concluiu-se que a forma como essa avaliação é entendida e utilizada pelos docentes varia e que há uma tendência entre alguns educadores de utilizar essa prática de maneira inadequada.
Palavras-chave:
Aprendizagem, Avaliação, Comportamento
Referências
ANTUNES, Celso. A avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. Petrópolis: Vozes, 2011.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: edições 70, 2016.
CHUIEIRE, M. S. F. (2008). Concepções sobre a Avaliação Escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 19(39), 49–64.
ENGUITA, Mariano Fernández. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar: respeitar primeiro, educar depois. MEDIACAO; 2ª edição, 2012.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT), Resolução N°081. Conselho Superior do IFMT, 2020.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 2013.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar? Como avaliar? Critérios e instrumentos. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
SOARES, Enilvia Rocha Morato. Comportamento: cabe avaliá-lo? Villas Boas, Benigna Maria de Freitas (org.). Conversas sobre avaliação. – Campinas, SP: Papirus, 2019.
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Publicado
11/11/2024
Como Citar
CARVALHO, Gleydimary da Silva; SILVA, Fernando Augusto.
Avaliação Atitudinal na Perspectiva Docente. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 641-650.
ISSN 2447-8776.
DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32718.