Pedagogia de Projeto: um Estudo de Aplicabilidade

  • Áudrea Angélica Rubim Leite Docente da rede estadual-Cuiabá-MT
  • Simone Cristina Rubim Ferreira UFMT

Resumo


A pedagogia de projetos é essencial para preparar alunos para os desafios do futuro, promovendo autonomia, criatividade e colaboração. A BNCC destaca a importância de metodologias que tornam os estudantes protagonistas do processo de aprendizagem. A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) estimula investigação, resolução de problemas e trabalho em equipe. Apesar dos benefícios, a implementação nas escolas enfrenta desafios devido a rotinas rígidas. Uma pesquisa na Escola Estadual Maria Macedo Rodrigues, em Várzea Grande/MT, visa compreender os impactos da ABP na gestão do tempo e percepção de professores e alunos, contribuindo implantação dessa metodologia nas escolas estaduais.

Palavras-chave: Pedagogia de projetos, Aplicabilidade, Formação de professores

Referências

ALMEIDA, M. E. B., & GERARDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educ. vol.17 no.52 Curitiba abr./jun 2017 Epub 02-Mar-2020. Disponível em: [link]. Acesso: 12/09/2024.

BENDER, WILLIAN N. Aprendizagem baseada em projetos: Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educar é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 01/09/2024

DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica, Revista Thema, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil, 2017 | Volume 14 | Nº 1 | Pág. 268 a 288, Disponível em [link]. Acesso em 05/08/2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

LOPES, Renato Matos; VERANIO, Moacelio Silva Filho; ALVES, Neila Guimarães. Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no ensino médio e na formação de professores. Publiki, Rio de Janeiro: 2019. Disponível em: [link], acesso em 20/09/2024.

NÓVOA, António. Evidentemente: história da Educação. 1ed.Novas Oeiras,2005. Disponível em [link] Acesso em: 08/08/2024.

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®). (“UM GUIA DO CONHECIMENTO EM - UEL”)5ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2014. Disponível em: [link]. Acesso: 05 de agosto, 2024

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Educação em Tempos de Neoliberalismo. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SMITH, Adam. A riqueza das nações. Volume I, Nova Cultural, 1988. [link]. Acesso em 20 de setembro de 2024.

TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2.ed. Petrópolis:Vozes, 2012.

Vigotski, L. S. A Educação em Vigotski: prática e caminho para a liberdade. Rio de Janeiro, RJ: E-papers Serviços Editoriais Ltda, 2017
Publicado
11/11/2024
LEITE, Áudrea Angélica Rubim; FERREIRA, Simone Cristina Rubim. Pedagogia de Projeto: um Estudo de Aplicabilidade. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 912-920. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32747.