O Ingresso de Pedagogos no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT): Sentidos de Desenvolvimento Profissional

  • Silvana de Alencar Silva IFMT
  • Everton Rossi UFMT

Resumo


Este é estudo parte de uma tese de doutorado de 2023 da primeira autora. Aqui tivemos por objetivo compreender o desenvolvimento profissional e, em específico sobre a fase de ingresso narrada por Pedagogos Técnicos do IFMT. O estudo está compreendido na pesquisa narrativa. Os textos de campo foram entrevistas realizadas com quatro Pedagogos. Consideramos que o ingresso é fruto de tudo que se construiu antes, do que se experiencia quando se narra e se busca no futuro. Não houve uma escolha em tornar-se Pedagogo técnico, mas sim frustração com o magistério, somada aos baixos salários e carreiras pouco atrativas.
Palavras-chave: Pedagogo, Pesquisa narrativa, Desenvolvimento Profissional Docente

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Publicado
11/11/2024
SILVA, Silvana de Alencar; ROSSI, Everton. O Ingresso de Pedagogos no Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT): Sentidos de Desenvolvimento Profissional. In: ANAIS PRINCIPAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO (SEMIEDU), 32. , 2024, Cuiabá/MT. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 1668-1677. ISSN 2447-8776. DOI: https://doi.org/10.5753/semiedu.2024.32826.