Legado Digital: eu não quero ler sobre isto!
Resumo
A morte é um tema evitado na sociedade brasileira, seja no contexto presencial ou no contexto virtual. Entretanto, a Educação para a Morte vem sendo defendida há mais de uma década tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. O presente artigo visa relatar a experiência de um estudante da disciplina que trata da aplicação de métodos de Avaliação em Interação Humano-Computador, tendo como domínio um sistema para configuração de legado digital. Para avaliar a configuração de contato herdeiro do Facebook, foram aplicados métodos de investigação, inspeção e observação. De forma geral, os resultados indicam que a interface predominantemente textual dificulta a interação.
Referências
de Souza, C. S., Leitão, C. F., Prates, R. O., and da Silva, E. J. (2006). The semiotic inspection method. In Proceedings of VII Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’06, page 148–157, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Lira, M. F., Maciel, C., Trevisan, D., Barbosa, S. D. J., and Bim, S. A. (2022). Mine, yours, ours: Family discussions on digital legacy. In Proceedings of the 21st Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC ’22, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Nielsen, J. (1994). Enhancing the explanatory power of usability heuristics. In Conference Companion on Human Factors in Computing Systems, CHI ’94, page 210, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.
Prates, R. O., de Souza, C. S., and Barbosa, S. D. (2000). Methods and tools: A method for evaluating the communicability of user interfaces. Interactions, 7(1):31–38.
Santaella, L. (2004). Navegar no Ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. Paulus.
Silva, J., Bim, S., Trevisan, D., and Maciel, C. (2021). Relato de experiência de educação online - avaliação em ihc abordando a finitude da vida. In Anais do XII Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador para a Web Social, pages 33–40, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Trevisan, D., Maciel, C., and Bim, S. (2021). Educação, morte e tecnologias - experiência no ensino de avaliação em ihc. In Anais Estendidos do XX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, pages 56–63, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Wagner, F. R., I. G. and de Oliveira, J. P. M. (2020). A formação em computação, page 12–37. ed.Cuiabá: EdUFMT – Editora da Universidade Federal de Mato Grosso.
Guimarães, F. M. 10 Lições Incríveis de Usabilidade Do Livro “Não Me Faça Pensar”, de Steve Krug. dez. 2017. Disponível em [link]. Acesso em: jul, 2022.
Indicador de Analfabetismo Funcional 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: jul, 2022
Statcounter Global Stats 2022. Disponível em: https://gs.statcounter.com/social-media-stats/all/brazil. Acesso em: fev, 2022.