TikTok: Qual o Impacto do Crescimento da Plataforma?
Resumo
O TikTok foi a rede social que mais cresceu em número de usuários entre 2020 e 2022. Assim, torna-se cada vez mais importante entender os motivos pessoais e aspectos de interface que motivaram esse crescimento. O objetivo desse artigo é descobrir o impacto que a ascensão dessa plataforma teve no cotidiano das pessoas que usam as redes sociais em geral. Como metodologia, efetuamos uma revisão de literatura com artigos publicados entre 2020 e 2022, utilizando como palavras-chave os termos TikTok, Redes Sociais, Impacto, Pandemia, Tendências, Publicidade. Conclui-se que o TikTok vem sendo parte central no processo de mudança na forma como as pessoas, especialmente jovens, interagem e criam conteúdo online.
Referências
Anderson, K. E. (2020). Getting acquainted with social networks and apps: It is time to talk about tiktok. Library hi tech news.
Arcos Díez, J. et al. (2021). Caso de estudio: Entender al usuario de tiktok: Personalidad y comportamiento de consumo. Universidad de Valladolid
Bezerra, L. S. and Gibertoni, D. (2021). As mídias sociais durante a pandemia do covid-19: Análise comportamental dos usuários durante este período e as possibilidades para o futuro. Revista Interface Tecnológica, 18(2):144–156.
Breitenbach, D. B. (2021). O tiktok como experiência formadora de hábito. Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Chies, L. and Rebs, R. R. (2021). Pandemia e as motivações sociais para a produção de ciberdanças no tiktok. Revista da FUNDARTE, 21:01–19.
Cruz, V. d., Mota, K. M., Barbosa, V. S., and Perinotto, A. R. C. (2012). Redes sociais como estratégia de marketing turístico: o facebook e a região norte do estado do piauí-brasil. TURyDES, 5(13).
DataReportal (2020). More than half of the people on earth now use social media. We Are Social. Disponível em [link], acesso em 03/10/2022.
DataReportal (2022). Digital 2022: July global statshot report. DataReportal. Disponível em [link], acesso em 03/10/2022.
Fatima Turato, L. and Santos, C. M. R. G. (2021). A polifonia do tiktok: Interação e cidadania dos jovens no contexto da pandemia.
Genuino, L., Lira, T., and Soares, T. (2021). O tiktok e as jornadas estratégicas na publicidade. Comunicon 2021.
Menon, D. (2022). Factors influencing instagram reels usage behaviours: An examination of motives, contextual age and narcissism. Telematics and Informatics Reports, 5:100007.
Moshin, M. (2020). Nova rede social em n ́umero: Tiktok no brasil [infográfico]. Oberlo. Disponível em https://www.oberlo.com.br/blog/estatisticas-tiktok, acesso em 13/07/2022.
Pérez-Escoda, A., Jiménez-Narros, C., Perlado-Lamo-de Espinosa, M., and Pedrero-Esteban, L. M. (2020). Social networks’ engagement during the covid-19 pandemic in spain: Health media vs. healthcare professionals. International journal of environmental research and public health, 17(14):5261.
Quiroz, N. T. (2020). Tiktok: La aplicación favorita durante el aislamiento. Revista Argentina de Estudios de Juventud, (14):e044.
Vintimilla-León, D. E. and Torres-Toukoumidis, A. (2021). Covid-19 y tiktok. análisis de la folksonomía social. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, (E40):15–26.
Volpato, B. (2022). Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2022, com insights e materiais. Resultados Digitais. Disponível em [link], acesso em 13/07/2022.