Uma Análise Comparativa sobre o que Dizem a Grande Mídia e os Usuários Comuns no Twitter sobre os Presidenciáveis Brasileiros em 2022

  • Fábio Teixeira Braga Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Isadora Mendes dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Marcelle Pereira Mota Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo


Nos últimos anos percebe-se cada vez mais o impacto das redes sociais nas eleições no mundo inteiro. Redes como o Twitter, são vistas como verdadeiras minas para angariar votos e estão substituindo o papel que era anteriormente da mídia tradicional. Buscando identificar esses contrastes, este artigo apresenta uma análise comparativa entre os discursos dos perfis de mídia e de perfis comuns no Twitter por meio da análise de redes em relação aos candidatos presidenciáveis no Brasil em 2022. O objetivo do estudo é entender o que está sendo dito sobre cada candidato à presidência e entender as principais diferenças e semelhanças entre o discurso midiático e de usuários comuns. Para esta análise, foram capturados em torno de 27.000 tweets determinando as principais palavras-chave em torno de cada candidato, demonstrando-as por meio da análise de grafos.

Palavras-chave: Eleições, Presidência, Twitter, Mídia, Redes Sociais, Grafos

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Publicado
17/10/2022
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BRAGA, Fábio Teixeira; DOS SANTOS, Isadora Mendes; MOTA, Marcelle Pereira. Uma Análise Comparativa sobre o que Dizem a Grande Mídia e os Usuários Comuns no Twitter sobre os Presidenciáveis Brasileiros em 2022. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 13. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 79-86. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2022.226389.