Uma Análise Comparativa sobre o que Dizem a Grande Mídia e os Usuários Comuns no Twitter sobre os Presidenciáveis Brasileiros em 2022

  • Fábio Teixeira Braga Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Isadora Mendes dos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Marcelle Pereira Mota Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo


Nos últimos anos percebe-se cada vez mais o impacto das redes sociais nas eleições no mundo inteiro. Redes como o Twitter, são vistas como verdadeiras minas para angariar votos e estão substituindo o papel que era anteriormente da mídia tradicional. Buscando identificar esses contrastes, este artigo apresenta uma análise comparativa entre os discursos dos perfis de mídia e de perfis comuns no Twitter por meio da análise de redes em relação aos candidatos presidenciáveis no Brasil em 2022. O objetivo do estudo é entender o que está sendo dito sobre cada candidato à presidência e entender as principais diferenças e semelhanças entre o discurso midiático e de usuários comuns. Para esta análise, foram capturados em torno de 27.000 tweets determinando as principais palavras-chave em torno de cada candidato, demonstrando-as por meio da análise de grafos.

Palavras-chave: Eleições, Presidência, Twitter, Mídia, Redes Sociais, Grafos

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. Almedina.

Bastos, M., Raimundo, R., and Travitzki, R. (2013). Gatekeeping twitter: Message diffusion in political hashtags. Media, Culture Society, 35:260–270.

Degenne, A., Forse, M., Forsé, M., Borges, A., Publishing, S., and SAGE. (1999). Introducing Social Networks. ISM (London, England). SAGE Publications.

Himelboim, I., Smith, M., Rainie, L., Shneiderman, B., and Young, C. (2017). Classifying twitter topic-networks using social network analysis. Social Media + Society, 3:205630511769154.

Luiz de Paiva, A., Garcia, A., and Alcântara, V. (2017). Disputas discursivas sobre corrupção no brasil: Uma análise discursivo-crítica no twitter. Revista de Administração Contemporânea, 21:627–647.

Martins, A., Holzbach, A., and D (2013). O eleitor tem a força! os comentários dos eleitores no twitter e o papel da audiência nos debates presidenciais. Do clique à urna: internet, redes sociais e eleições no Brasil., 1:303–319.

Recuero, Raquel, B. Z. (2015). Análise de redes para mídia social. Sulina.

Recuero, R. (2011). Redes Sociais na Internet.

Recuero, R. (2014). Contribuições da análise de redes sociais para o estudo das redes sociais na internet: O caso da hashtag tamojuntodilma e calabocadilma. Fronteiras - estudos midiáticos, 16.

Recuero, R., Soares, F., and Zago, G. (2021). Polarização, hiperpartidarismo e câmaras de eco: Como circula a desinformação sobre covid-19 no twitter. Revista Contracampo, 40.

Soares, F., Viegas, P., Sudbrack, S., Recuero, R., and Hüttner, L. R. (2019). Desinformação e esfera pública no twitter: disputas discursivas sobre o assassinato de marielle franco. Fronteiras - estudos midiáticos, 21.

Sunstein, C. (2001). Echo Chambers: Bush V. Gore, Impeachment, and Beyond. Princeton University Press.

Wasserman, S. and Faust, K. (1994). Social Network Analysis: Methods and Applications. Structural Analysis in the Social Sciences. Cambridge University Press.
Publicado
17/10/2022
BRAGA, Fábio Teixeira; DOS SANTOS, Isadora Mendes; MOTA, Marcelle Pereira. Uma Análise Comparativa sobre o que Dizem a Grande Mídia e os Usuários Comuns no Twitter sobre os Presidenciáveis Brasileiros em 2022. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 13. , 2022, Diamantina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 79-86. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2022.226389.