Edubi: rede social gamificada e geolocalizada para contextos de aprendizagem ubíqua e informal

  • Bruno de S. Monteiro UFERSA
  • Arthur A. A. Silva UFERSA
  • Itágores L. B. de Lira UFERSA
  • Allef R. Schmidt UFERSA
  • Victoria I. S. de Santana UFERSA
  • Willyane F. da Anunciação UFERSA
  • Francisco H. D. da Silva Júnior UFERSA
  • Valdenize L. do Nascimento UFERSA

Resumo

Tecnologias educacionais digitais, tais como Sistemas de Gestão da Aprendizagem (SGA) já são adotadas em cursos de educação a distância e presencial, entretanto, seu escopo de uso costuma ser diretamente relacionado à aprendizagem formal. Como forma de contribuir com um conjunto de ferramentas que possam complementar as práticas de ensino-aprendizagem de professores e alunos, por meio de experiências informais e contextualizadas, este trabalho apresenta o ambiente multiplataforma Edubi, baseado nos princípios da educação ubíqua e informal, é composto por quatro aplicações (Web, Mobile, TV e Watch) e dois componentes de integração que permitem enriquecê-las com conteúdos vindos do Moodle, Wikipedia e YouTube.

Referências

Antonello, C. S. (2004) “As formas de aprendizagem utilizadas por gestores no desenvolvimento de competências”. ENANPAD. Curitiba.

Bezerra, Sidney Danilo Firmino (2018). “Sistema de Recomendação Ubíquo Integrando Hipermídias Baseadas em Ontologias para Ambientes de Aprendizagem”. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Carlos, Danilo Gomes (2018). “Um Componente de Integração entre Sistemas de Gestão da Aprendizagem e um Ambiente de Aprendizagem Ubíqua Baseado em Web Services e Ontologia”. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Deterding, Sebastian et al. (2011) “Gamification. using game-design elements in non-gaming contexts”. Proceedings of the 2011 annual conference extended abstracts on Human factors in computing systems. ACM. p. 2425-2428.

Dey, Anind K. et al. (2011) “Getting closer: an empirical investigation of the proximity of user to their smartphones”. 13th international conference on Ubiquitous computing. ACM. p. 163-172.

Monteiro, Bruno de Sousa. (2015) “Ambiente de Aprendizado Ubíquo Youubi: Design e Avaliação”. Tese de Doutorado. Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco.

Norman, Donald A.; Draper, Stephen W. (1986) “User centered system design: New perspectives on human-computer interaction”. CRC Press.

Rowe, Peter G. (1987) “Design thinking”. MIT press.

Saccol, A.; Schlemmer, E.; Barbosa, J. (2011) “M-Learning e U-Learning: Novas Perspectivas da Aprendizagem Móvel e Ubíqua”. Pearson. São Paulo.

Santaella, L. (2010) “A aprendizagem ubíqua substitui a educação formal?”. Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, p. 17–22.
Publicado
2019-10-20
Como Citar
MONTEIRO, Bruno de S. et al. Edubi: rede social gamificada e geolocalizada para contextos de aprendizagem ubíqua e informal. Anais do Workshop on Advanced Virtual Environments and Education (WAVE), [S.l.], p. 13-21, out. 2019. ISSN 0000-0000. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/wave/article/view/17636>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/wave.2019.13.