Evidências preliminares sobre como um chatbot é desenvolvido em uma organização de software

  • John Silva Fonseca USP
  • Silvana Morita Melo UFGD
  • Pedro Henrique Dias Valle USP
  • Leo Natan Paschoal USP

Resumo


Os chatbots são sistemas que permitem interações por meio da linguagem humana, tanto falada quanto escrita. Devido a essa capacidade, diversas áreas têm investido no desenvolvimento de chatbots. Contudo, apesar dos estudos apresentarem técnicas e ferramentas para o desenvolvimento desses sistemas, ainda há uma falta de entendimento sobre como eles são desenvolvidos pelas organizações de software. Neste artigo, apresentamos um estudo de caso realizado em uma empresa brasileira líder no desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. O estudo investigou o desenvolvimento de um chatbot pela equipe da empresa, com o objetivo de facilitar um processo interno. Durante a pesquisa, foram analisadas as estratégias adotadas pela equipe no desenvolvimento e na avaliação do chatbot, assim como o papel desempenhado pelos membros da equipe, as ferramentas utilizadas e outros aspectos relevantes.

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Publicado
30/09/2024
FONSECA, John Silva; MELO, Silvana Morita; VALLE, Pedro Henrique Dias; PASCHOAL, Leo Natan. Evidências preliminares sobre como um chatbot é desenvolvido em uma organização de software. In: WORKSHOP SOBRE BOTS NA ENGENHARIA DE SOFTWARE, 1. , 2024, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 40-49. DOI: https://doi.org/10.5753/wbots.2024.3976.