XVIA-MT: implantação de uma alternativa viável de integrar o Brasil

  • Sandro Luis Brandao Campos Governo do Estado de Mato Grosso / UFMT
  • Sócrates Barros Governo do Estado de Mato Grosso
  • Rogério Nery Governo do Estado de Mato Grosso
  • Diogo Tedesco RW3 Tecnologia
  • Cleberson Gomes Governo do Estado de Mato Grosso
  • Washington Silva Governo do Estado de Mato Grosso / UFMT
  • Janine Ulrich Governo do Estado de Mato Grosso / UFMT
  • Paulo Macedo Governo do Estado de Mato Grosso / UFMT

Resumo


Com a expansão das ferrovias, rodovias e infovias nosso país busca o crescimento econômico e social. As infovias estão possibilitando a comunicação de dados com maior velocidade e a entrega de serviços a todo país. Os serviços públicos digitais são elementos centrais nessa discussão, no entanto carecem de uma reestruturação na forma de construir serviços úteis. O desafio da administração pública é interoperar os dados espalhados em diversas bases de dados. Assim, o Governo do Estado de Mato Grosso implantou o X-Via MT, uma plataforma de interoperabilidade de dados para fortalecer o desenvolvimento de serviços digitais e integrar seus sistemas, baseado no X-ROAD, adotado por nações digitais como a Estônia.

Palavras-chave: interoperabilidade, integração, governança de dados, governo digital

Referências

Brasil (2021) Presidência da República. “Lei Nº 14.129, de 29 de março de 2021”, dispõe sobre princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e para o aumento da eficiência pública.

Trindade, R. (2018) “Tecnologia contra a pobreza”, https://www.uol/tecnologia/especiais/toomas-hendrik-ilves.htm. Em Janeiro de 2022.

Westerman, G., Bonnet, D. e Mcafee, A. (2015) “Liderando na Era Digital”, 1a Edição, ed. [s.l.] M.Books.

XRoad (2022) “X-Road Technology Partners”, https://x-road.global/. Em Janeiro de 2022.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
CAMPOS, Sandro Luis Brandao; BARROS, Sócrates; NERY, Rogério; TEDESCO, Diogo; GOMES, Cleberson; SILVA, Washington; ULRICH, Janine; MACEDO, Paulo. XVIA-MT: implantação de uma alternativa viável de integrar o Brasil. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 10. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 235-242. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2022.222749.