Uma proposta de Automação para o Índice Nacional de Avaliação de Linguagem Simples em Serviços Públicos

  • Adriano Péricles Rodrigues UFG
  • Gabriel M. Marques UFG
  • Lucas B. Rodrigues UFG
  • Pedro Augusto A. Mattos UFG
  • Vanessa T. Nunes UFG / UFF
  • Claudia Cappelli UFG / UERJ
  • Rodrigo Oliveira UFG / UFF
  • Rodrigo Michel de Moraes FGV

Resumo


A digitalização dos serviços aproxima os entes públicos do cidadão e facilita e otimiza seu acesso às políticas públicas por meio da tecnologia. A Linguagem Simples entra como condutora nesse caminho e é necessária uma preocupação com o entendimento pleno do cidadão. Neste artigo propomos os primeiros resultados de automação de práticas de linguagem simples definidas dentro do Guia Nacional de Linguagem Simples. O objetivo está em avaliar a explicação de serviços públicos digitais e servir como mecanismo de apoio a inclusão de linguagem simples pelos municípios brasileiros.

Palavras-chave: linguagem cidadã, entendimento, compreensão

Referências

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Publicado
06/08/2023
RODRIGUES, Adriano Péricles; MARQUES, Gabriel M.; RODRIGUES, Lucas B.; MATTOS, Pedro Augusto A.; NUNES, Vanessa T.; CAPPELLI, Claudia; OLIVEIRA, Rodrigo; MORAES, Rodrigo Michel de. Uma proposta de Automação para o Índice Nacional de Avaliação de Linguagem Simples em Serviços Públicos. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 11. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 106-117. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2023.230514.

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