Desenvolvimento de Soluções Computacionais Voltadas para a Transformação Digital de Políticas Públicas: A Experiência da Avaliação Pedagógica do PNLD

  • Alenilton S. Silva UFAL
  • André Magno C. de Araújo UFAL
  • Rafael D. Araújo UFU
  • Raphaella R. Cantarino MEC
  • André A. Silva UFAL

Resumo


Este relato de experiência percorre a transformação digital da Avaliação Pedagógica do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). Consideram-se, nesse estudo, os desafios inerentes ao desenvolvimento de soluções computacionais governamentais compostas por múltiplos stakeholders e com alto índice de volatilidade nos requisitos funcionais. Assim, sob a perspectiva de um dos stakeholders da avaliação pedagógica do PNLD, o artigo discorre acerca das ações executadas para otimização de fluxos e seu impacto no design de solução computacional de apoio às políticas públicas e a colaboração e integração em governo.

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Publicado
21/07/2024
SILVA, Alenilton S.; ARAÚJO, André Magno C. de; ARAÚJO, Rafael D.; CANTARINO, Raphaella R.; SILVA, André A.. Desenvolvimento de Soluções Computacionais Voltadas para a Transformação Digital de Políticas Públicas: A Experiência da Avaliação Pedagógica do PNLD. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA EM GOVERNO ELETRÔNICO (WCGE), 12. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 222-229. ISSN 2763-8723. DOI: https://doi.org/10.5753/wcge.2024.2406.