Serious Games to Computer Networks Learning With CyberCIEGE: A Case Study in Brazilian Higher Education

  • Aliane Krassmann UFSM
  • Andressa Falcane UFSM
  • Luiz da Silva UFSM
  • Roseclea Medina UFSM

Resumo


Jogos sérios estão se tornando ferramentas de apoio educativo emergentes na era digital. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é avaliar o jogo sobre Segurança de Redes Computadores CyberCIEGE , em um ambiente de ensino superior, para identificar os pontos fortes e fracos na sua utilização como ferramenta pedagógica. Foram aplicadas avaliações dos diferentes aspectos do jogo. A pesquisa mostrou resultados positivos que podem ajudar no desenvolvimento de estratégias para o futuro uso de jogos sérios no campo educacional.

Referências

Almeida, P.; Moita, L. P. M.; Magalhaes, R.; Santos, A.; Moreira, L.(2011). Serious games as an onboarding organizational tool for new employees. In. Information Systems and Technologies (CISTI), 2011 6th Iberian Conference on, IEEE.

Cone, B.; Irvine, C. E., Thompson, M. F., Nguyen, T. (2006). A video game for cyber security training and awareness. Computer Science Department for Studies and Research on Information Systems Security. Naval Postgraduate School, Monterey, CA, USA. Science Direct.

Ergolist. (2015). Checklist on ergonomic requirements for user interfaces. Checklist em requisitos ergonômico para interfaces com o usuário. Available in: http://goo.gl/iuYi2Y. Acces in: januray, 15.

Greitzer, F. L. (2007). Cognitive science implications for enhancing training effectiveness in a serious gaming context. Pacific Northwest National Laboratory, Richland, WA. ACM Journal of Educational Resources in Computing, Vol. 7.

ISH. (2015). The Internet Security Hornbook. Cartilha de Segurança na Internet. Available in: http://cartilha.cert.br/redes/. Access in: january, 15.

Jones, J.; Xiaohong, Y.; Carr, E.; Huiming, Y. (2010). A comparative study of CyberCIEGE game and department of defense information assurance awareness video. Computer Science Department. North Carolina A&T State University, Greensboro, North Carolina, USA. IEEE.

Klopfer, E.; Osterweil, Scot; Salen, Katie. (2009). Moving learning games forward: Obstacles, opportunities and openness. The Education Arcade. Massachusetts Institute of Technology, USA.

Michael, D. R.; Chen, S. (2006). Serious games: games that educate, train and inform. Thomson Course Technology. p-287.

QConcursos. (2015) Concurrrent questions. Questões de concurso. QCX Educational Services. Available in: https://qconcursos.com/. Acces in: januray, 15.

Savi, R.; Ulbricht, V.R.. (2008) Educational digital games: benefits and challenges. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Revista Novas tecnologias na Educação. Renote. v.6 nº1.

Susi T., Johannesson, M. and Backlund, P. (2007). Serious games: an overview. Web at Games Learning Society, GLS University of Wisconsin-Madison, Tech. Rep., Feb.

Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
KRASSMANN, Aliane; FALCANE, Andressa; DA SILVA, Luiz; MEDINA, Roseclea. Serious Games to Computer Networks Learning With CyberCIEGE: A Case Study in Brazilian Higher Education. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 31-40. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10219.