A Problem-based Approach to teach Physical Database Design: an experience report

Resumo


Este trabalho apresenta nossa primeira experiência na aplicação de uma abordagem de aprendizado baseado em problemas para melhorar as habilidades dos alunos sobre como analisar e avaliar problemas de desempenho em banco de dados. Os resultados qualitativos preliminares revelam a contribuição de nossa abordagem ao processo de aprendizagem dos alunos. Além disso, também discutimos as principais lições aprendidas e indicamos algumas áreas futuras de melhoria.

Palavras-chave: Socioafetividade, Design Science Research, Formação de Equipes, Desenvolvimento de Software

Referências

Cvetanovic, M., Radivojevic, Z., Blagojevic, V., and Bojovic, M. (2010). Advice—educational system for teaching database courses. IEEE Trans. Educ., 54(3):398–409.

Davis, K. C. (2018). Teaching physical database design. In International Conference on Conceptual Modeling, pages 165–175. Springer.

Eid, M. (2012). A learning system for entity relationship modeling. In PACIS, page 152.

Lightstone, S. S., Teorey, T. J., and Nadeau, T. (2010). Physical Database Design: the database professional’s guide to exploiting indexes, views, storage, and more. Morgan Kaufmann.

Marsicano, G., Mendes, F. F., Fernandes, M. V., and de Freitas, S. A. A. (2016). Na integrated approach to the requirements engineering and process modelling teaching. In 2016 IEEE 29th CSEET, pages 166–174. IEEE
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
BOROVINA JOSKO, João Marcelo. A Problem-based Approach to teach Physical Database Design: an experience report. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 11-15. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11120.