Explorando Resultados por Questão no Enade em Ciência da Computação para Subsidiar Revisão de Projeto Pedagógico de Curso

  • Andrea S. Charão Universidade Federal de Santa Maria http://orcid.org/0000-0003-3695-8547
  • Karina Wiechork Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlon L. S. Rodrigues Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernando P. Barbosa Universidade Federal de Santa Maria

Resumo


Este artigo relata uma experiência de exploração de resultados detalhados por questão, em provas do Enade de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação, com o objetivo de reunir contribuições para a revisão de seu Projeto Pedagógico. A partir de relatórios do INEP para todas as cinco provas realizadas, obtiveram-se indicadores de possíveis fraquezas e forças do curso, analisando-se percentuais de acertos, conteúdos curriculares e enunciados das questões. Os dados estão disponibilizados online, podendo ser utilizados, com poucas substituições, por outras instituições avaliadas pelos mesmos exames.

Palavras-chave: Enade, ciência da computação, projeto pedagógico de curso

Referências

Griboski, C. M. (2012). O Enade como indutor da qualidade da educação superior. Estudos em Avaliação Educacional, 23(53).

INEP (2019a). Exame nacional de desempenho dos estudantes (Enade). Disponı́vel em: http://portal.inep.gov.br/enade Acesso em: 10 de março de 2020.

INEP (2019b). Resultados Enade. Disponı́vel em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/relatorios Acesso em: 10 de março de 2020.

Landes, F. B. e Manhães, L. M. B. (2018). Análise dos exames do ENADE para os cursos de computação utilizando o software R. Revista do Seminário Internacional de Estatı́stica com R, 3(1):1 – 14.

Lima, P. d. S. N., Ambrósio, A. P., Félix, I. M., e Brancher, J. D. (2018). SysEnade – análise das questões de provas do Enade organizadas pelos temas abordados. In Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018), pages 419 – 428.

Lima, P. d. S. N., Ambrósio, A. P. L., Ferreira, D. J., e Brancher, J. D. (2019). Análise de dados do Enade e Enem: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 24:89 – 107.
Publicado
30/06/2020
CHARÃO, Andrea S.; WIECHORK, Karina; RODRIGUES, Marlon L. S.; BARBOSA, Fernando P.. Explorando Resultados por Questão no Enade em Ciência da Computação para Subsidiar Revisão de Projeto Pedagógico de Curso. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 16-20. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11121.