Internet das Coisas como Plataforma Multidisciplinar de Aprendizagem: Projetos Integradores Hardware/Software
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência do desenvolvimento de um projeto de ensino, intitulado "Internet das Coisas como plataforma multidisciplinar de aprendizagem", e um estudo de caso da aplicação dos artefatos resultantes em uma disciplina de projeto integrado. Tal projeto disponibilizou material técnico-didático abordando a temática Internet das Coisas, integrando hardware/software/comunicação. Dessa forma, os discentes foram expostos a conceitos avançados e práticos já no segundo período do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Espírito Santo. Por meio de um teste de motivação intrínseca, observou-se um alto índice de interesse e auto-confiança dos alunos na elaboração das tarefas da disciplina.
Referências
Duch, B. J., Groh, S. E., and Allen, D. E. (2001). The power of problem-based learning: a practical "how to" for teaching undergraduate courses in any discipline. LLC.
Felipe, D. A. and de Melo Pinheiro, T. S. (2018). Seleção de tecnologias digitais para a gerência de projetos em disciplinas de projeto integrado. Rev. de Educação, Ciência e Tecnologia, 7(1).
INEP (2019). Censo na educação superior 2018. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Notas Estatísticas, 1(1).
Minerva, R., Biru, A., and Rotondi, D. (2015). Towards a definition of the internet of things (iot). IEEE Internet Initiative, 1(1):1–86.
Miorandi, D., Sicari, S., De Pellegrini, F., and Chlamtac, I. (2012). Internet of things: Vision, applications and research challenges. Ad hoc networks, 10(7):1497–1516.
Monteiro, V., Mata, L., and Peixoto, F. (2015). Intrinsic motivation inventory: Psychometric properties in the context of first language and mathematics learning. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(3):434–443.
UFPE (2016). Causas da evasão de alunos nos cursos de graduação presencial da UFPE. Pró-Reitoria de Planejamento - Universidade Federal de Pernambuco, 1ed edition.