Avaliação de uma Qualificação Docente para o Ensino de Programação por meio do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Teoria da Carga Cognitiva

  • João Henrique Berssanette IFPR
  • Antonio Carlos de Francisco UTFPR

Resumo


Este artigo apresenta os resultados da avaliação dos participantes sobre um curso de qualificação docente para o ensino de programação de computadores, por meio do uso de metodologias ativas de aprendizagem e a teoria da carga cognitiva. Para tanto, os dados de investigação do estudo foram obtidos por meio da implementação da referida qualificação junto a docentes das áreas de computação, informática e afins. Entre os resultados do estudo, encontram-se: a avaliação a qualificação desenvolvida, bem como a percepção dos participantes, quanto a possibilidade de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e a prática no ensino de programação por meio desta.
Palavras-chave: Programação de Computadores, Ensino, Aprendizagem, Metodologias Ativas, Carga Cognitiva

Referências

Bennedsen, J. and Caspersen, M. E. (2007). Failure rates in introductory programming. ACM SIGCSE Bulletin, v. 39, n. 2, p. 32–36.

BERSSANETTE, J. H. (2021). Metodologias ativas de aprendizagem e a teoria da carga cognitiva para a construção de caminhos no ensino de programação de computadores. 2021. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa.

Freeman, S., Eddy, S. L., McDonough, M., et al. (2014). Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 111, n. 23, p. 8410–8415.

Guzdial, M. (2015). Top 10 Myths about Teaching Computer Science. [link], [accessed on Feb 22].

Kirschner, P. A. (2002). Cognitive load theory: implications of cognitive load theory on the design of learning. Learning and Instruction, v. 12, n. 1, p. 1–10.

Luxton-Reilly, A., Simon, Albluwi, I., et al. (2018). Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education.

Medeiros, R. P., Ramalho, G. L. and Falcao, T. P. (2019). A Systematic Literature Review on Teaching and Learning Introductory Programming in Higher Education. IEEE Transactions on Education, v. 62, n. 2, p. 77–90.

Michael, J. (2006). Where’s the evidence that active learning works? Advances in Physiology Education, v. 30, n. 4, p. 159–167.

Simon, Luxton-Reilly, A., Ajanovski, V. V., et al. (2019). Pass Rates in Introductory Programming and in other STEM Disciplines. In Proceedings of the Working Group Reports on Innovation and Technology in Computer Science Education.

Souza, D. M., Batista, M. H. da S. and Barbosa, E. F. (2016). Problemas e Dificuldades no Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 24, n. 1, p. 39.

Sweller, J. (1988). Cognitive load during problem solving: Effects on learning. Cognitive Science, v. 12, n. 2, p. 257–285.

Sweller, J. (2003). Evolution of human cognitive architecture. Human Evolutionary Biology. v. 43p. 215–266.

Sweller, J., Van Merriënboer, J. J. G. and Paas, F. (2019). Cognitive Architecture and Instructional Design: 20 Years Later. Educational Psychology Review, v. 31, n. 2, p. 261–292.

Sweller, J., Van Merrienboer, J. J. G. and Paas, F. G. W. C. (1998). Cognitive Architecture and Instructional Design. Educational Psychology Review, v. 10, n. September, p. 251–296.

Vihavainen, A., Airaksinen, J. and Watson, C. (2014). A systematic review of approaches for teaching introductory programming and their influence on success. In Proceedings of the tenth annual conference on International computing education research - ICER ’14

Watson, C. and Li, F. W. B. (2014). Failure rates in introductory programming revisited. In Proceedings of the 2014 conference on Innovation & technology in computer science education - ITiCSE ’14.

Wirth, N. (1986). Algoritmos e Estruturas de Dados. Rio de Janeiro: LTC.

Yeomans, L., Zschaler, S. and Coate, K. (2019). Transformative and troublesome? Students’ and professional programmers’ perspectives on difficult concepts in programming. ACM Transactions on Computing Education, v. 19, n. 3, p. 1–27.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
BERSSANETTE, João Henrique; FRANCISCO, Antonio Carlos de. Avaliação de uma Qualificação Docente para o Ensino de Programação por meio do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e a Teoria da Carga Cognitiva. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 1-12. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222993.