Robótica Educacional: Uma Experiência de Ensino Híbrido na Formação Inicial de Acadêmicos de Licenciatura em Computação

  • Almir de O. Costa Junior UEA / IFAM
  • José Anglada Rivera IFAM

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência baseada no ensino híbrido, utilizando a robótica educacional na formação inicial de acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação. As atividades envolveram 9 alunos e foram desenvolvidas em uma disciplina optativa com carga horária de 60 horas. De modo geral, na experiência, foram utilizados o Tinkercad, o ambiente de programação em blocos Pictoblox e a plataforma de prototipagem Arduino. Ao final, pôde-se verificar que a estratégia utilizada se mostrou efetiva no desenvolvimento de algumas habilidades e competências, necessárias à formação inicial dos acadêmicos de Licenciatura em Computação.

Palavras-chave: Robótica Educacional, Formação Inicial de Professores, Ensino Híbrido

Referências

Barcelos, T. S., & Silveira, I. F. (2012, October). Teaching computational thinking in initial series an analysis of the confluence among mathematics and computer sciences in elementary education and its implications for higher education. In 2012 XXXVIII (CLEI) (pp. 1-8). IEEE.

Brasil. (2016). Ministério da Educação. Resolução Nº 5, de 16 de novembro de 2016.

Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação. Disponível em: <https://bit.ly/3cxmiEu>. Acesso em: 14 fev. 2022.

Brasil. (2018). Ministério da Educação MEC. Plano Nacional de Educação. Disponível em: <https://bit.ly/2OGbigq>. Acesso em: 12 de fev. de 2022.

Brasil. (2019). Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Disponível em: <https://bit.ly/3exB9Sd>. Acesso em: 14 fev. 2022.

Costa Junior, A. O., Nascimento, L. T., & Macedo, D. (2019, November). Licenciatura em computação: Um relato de experiência utilizando robótica na formação de professores. In Anais dos Workshops do CBIE (Vol. 8, No. 1, p. 71).

Cruz, M. K., Becker, F., & Hinterholz, L. (2016). Carga Horária Prática na Formação de Professores de Computação e Informática Educativa. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 22, No. 1, p. 698).

dos Santos, W. O., Silva, C., & Hinterholz, L. (2017, October). Licenciatura em computação: Desafios e oportunidades na perspectiva do estudante. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, pp. 885-894).

E-Mec. (2022). Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Disponível em: <https://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 14 de fev, de 2022.

Matari, M. J. (2014). Introdução à robótica. São Paulo: Editora Blucher/UNESP.

Matos, E., & Silva, G. F. B. (2012). Currículo de Licenciatura em Computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC. In XXXII CSBC XX Workshop de Educação em Computação.

Nascimento, L. T., & Costa Junior, A. O. (2019). Robótica Educacional: Um Relato de Experiência Sobre a Utilização da Plataforma Arduino na Formação de Alunos da Licenciatura em Computação. Anais do SITED.

Souza, J. L., da Costa, N. D. S. C., & Costa Junior, A. O. (2019). Robótica Educacional: Um Relato de Experiência na Formação Inicial de Meninas da Licenciatura em Computação. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais.
Publicado
31/07/2022
COSTA JUNIOR, Almir de O.; RIVERA, José Anglada. Robótica Educacional: Uma Experiência de Ensino Híbrido na Formação Inicial de Acadêmicos de Licenciatura em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 49-60. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222587.