Robótica Educacional: Uma Experiência de Ensino Híbrido na Formação Inicial de Acadêmicos de Licenciatura em Computação
Resumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência baseada no ensino híbrido, utilizando a robótica educacional na formação inicial de acadêmicos do curso de Licenciatura em Computação. As atividades envolveram 9 alunos e foram desenvolvidas em uma disciplina optativa com carga horária de 60 horas. De modo geral, na experiência, foram utilizados o Tinkercad, o ambiente de programação em blocos Pictoblox e a plataforma de prototipagem Arduino. Ao final, pôde-se verificar que a estratégia utilizada se mostrou efetiva no desenvolvimento de algumas habilidades e competências, necessárias à formação inicial dos acadêmicos de Licenciatura em Computação.
Referências
Brasil. (2016). Ministério da Educação. Resolução Nº 5, de 16 de novembro de 2016.
Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação. Disponível em: <https://bit.ly/3cxmiEu>. Acesso em: 14 fev. 2022.
Brasil. (2018). Ministério da Educação MEC. Plano Nacional de Educação. Disponível em: <https://bit.ly/2OGbigq>. Acesso em: 12 de fev. de 2022.
Brasil. (2019). Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica. Disponível em: <https://bit.ly/3exB9Sd>. Acesso em: 14 fev. 2022.
Costa Junior, A. O., Nascimento, L. T., & Macedo, D. (2019, November). Licenciatura em computação: Um relato de experiência utilizando robótica na formação de professores. In Anais dos Workshops do CBIE (Vol. 8, No. 1, p. 71).
Cruz, M. K., Becker, F., & Hinterholz, L. (2016). Carga Horária Prática na Formação de Professores de Computação e Informática Educativa. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 22, No. 1, p. 698).
dos Santos, W. O., Silva, C., & Hinterholz, L. (2017, October). Licenciatura em computação: Desafios e oportunidades na perspectiva do estudante. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, pp. 885-894).
E-Mec. (2022). Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior. Disponível em: <https://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 14 de fev, de 2022.
Matari, M. J. (2014). Introdução à robótica. São Paulo: Editora Blucher/UNESP.
Matos, E., & Silva, G. F. B. (2012). Currículo de Licenciatura em Computação: uma reflexão sobre perfil de formação à luz dos referenciais curriculares da SBC. In XXXII CSBC XX Workshop de Educação em Computação.
Nascimento, L. T., & Costa Junior, A. O. (2019). Robótica Educacional: Um Relato de Experiência Sobre a Utilização da Plataforma Arduino na Formação de Alunos da Licenciatura em Computação. Anais do SITED.
Souza, J. L., da Costa, N. D. S. C., & Costa Junior, A. O. (2019). Robótica Educacional: Um Relato de Experiência na Formação Inicial de Meninas da Licenciatura em Computação. Anais do Simpósio Ibero-Americano de Tecnologias Educacionais.