Programa de Educação Tutorial: Uma Análise Retrospectiva das Ações Realizadas para Auxiliar na Formação Pessoal e Profissional dos Alunos do Curso de Sistemas de Informação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo, apresentar um relato sobre as ações do Programa de Educação Tutorial do curso de Sistemas de Informação (PET-SI) da Universidade Federal do Ceará - Campus de Quixadá, elencando seus resultados e as perspectivas futuras sobre tais ações. Na Seção 2, são destacadas tais ações, que são voltadas para o público acadêmico e social. Além disso, as ações realizadas pelo PET-SI buscam englobar os eixos de ensino, pesquisa e extensão, como a atividade de Letramento Digital, objetivando levar o ensino de informática básica aos professores do município de Quixadá e a atividade de Seminários Internos, que incentiva os bolsistas discentes à pesquisa.
Referências
de Deus Júnior, G. A. (2014). Programa de educação tutorial na escola de engenharia elétrica, mecânica e de computação (emc) da ufg: as dimensões do trabalho e da formação. International Journal on Alive Engineering Education, 1(1):55–73.
de Lucena, L. B., de Andrade, G. L. C., de Fátima Andrade Soares, E., dos Santos Júnior, W., Álvaro Gabriel de Oliveira, de Souza Dantas Batista, L. M., Gomes, D. A., and de Lima, R. W. (2018). As ações do pet no desenvolvimento do curso de ciência da computação. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Lobo, M. (2012). Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. Cadernos, 25.
Martins, I. L. (2007). Educação tutorial no ensino presencial: uma análise sobre o pet. PET–Programa de Educação Tutorial: estratégia para o desenvolvimento da graduação. Brasília: Ministério da Educação.
Pascoal, T. A., Brito, D., and Rêgo, T. (2015). Uma abordagem para a previsão de desempenho de alunos de computação em disciplinas de programação. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2015(454-458):2.
Passos, A., Barreto, A., Nascimento, B., Silva, F., Costa, G., Costa, Y., Viana, D., and Rivero, L. (2021). O impacto das atividades do grupo pet no aprimoramento de soft skills requeridos pelo mercado de computação do maranhão: Uma análise da visão dos discentes. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 388–397, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Silva, M. E., Gama, A. A., Pinheiro, F. V., Bezerra, C., Tavares, W., and Oliveira, P. (2021). A experiência do letramento digital para professores municipais do ensino básico durante a pandemia covid-19. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 171–180, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.