Panorama Comparativo da Atuação Acadêmica e Profissional de Egressas e Egressos de um Curso de Bacharelado em Ciência da Computação
Resumo
A área de tecnologia vem promovendo diversas oportunidades de emprego. Apesar disso, existe uma baixa representatividade de mulheres na área, o que coloca em dúvida se ações efetivas estão sendo realizadas para alterar essa realidade. Nesse contexto, este trabalho apresenta um panorama comparativo de egressas e egressos de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação, a partir das seguintes temáticas: desempenho acadêmico, formação extracurricular, atuação profissional, faixa salarial e mobilidade. A ferramenta Tableau é utilizada para realização das análises. A pesquisa aponta que, apesar da baixa quantidade de egressas do curso, elas possuem atuações positivas nas temáticas analisadas. Discussões sobre possíveis razões para tal cenário são apresentadas como uma das contribuições do trabalho.
Referências
BRASSCOM (2020). Diversidade no setor de TIC. Disponível em: https://brasscom.org.br/pdfs/relatorio-de-diversidade/. Acesso em: 01 Abr. 2022.
BRASSCOM (2022). Relatório Setorial 2021 Macrossetor de TIC. Disponível em: https://brasscom.org.br/pdfs/relatorio-setorial-2021/. Acesso em: 03 Abr. 2022.
De Castro, L. N. and Ferrari, D. G. (2016). Introdução à mineração de dados: conceitos básicos, algoritmos e aplicações. Saraiva, São Paulo, 1 edition.
Ferreira, H., Oliveira, E., Braga, R., Oliveira, M., and Oliveira, C. (2021). Um estudo do impacto de egressos no desenvolvimento regional como reflexo da interiorização do ensino superior. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 428–437, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Figueiredo, K., Azevedo, J., Azevedo, J., Santos, K., Gomes, R., Ventura, T., and Maciel, C. (2018). Perfil dos egressos e egressas de computação de mato grosso no mercado de trabalho. Anais do Computer on the Beach, 0(0):297–306.
IBGE (2020). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD contínua).
IBGE (2021). Estatísticas de gênero: Indicadores sociais das mulheres no Brasil.
IFCE (2022). IFCE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Pró-reitoria de Ensino - PROEN. Disponível em: http://ifceemnumeros.ifce.edu.br/. Acesso em: 20 Set. 2022.
INEP (2020). Censo da educação superior 2019.
Moro, F., Padilha, R., and Frigo, L. (2021). Impactos do projeto meninas digitais em egressas de ti: Meninas digitais - UFSC. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 81–90, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
SEGS (2022). Área de tecnologia é a mais desigual entre gêneros no quesito salarial, segundo pesquisa da mercer.