Rubrica construcionista para avaliação de atividades didáticas

  • Christiano Martino Otero Avila UFPEL
  • Simone André da Costa Cavalheiro UFPEL

Resumo


Este artigo apresenta o processo de elaboração de uma rubrica que visa identificar o nível de alinhamento de uma determinada atividade didática com a teoria construcionista. O objetivo deste instrumento é o de dar suporte ao desenvolvimento/avaliação de planos de atividades considerando dimensões construcionistas, estimulando disposições que apoiam o Pensamento Computacional. A rubrica foi avaliada, em dois ciclos, com apoio do coeficiente de concordância de Kappa, o qual permitiu analisar a dispersão das respostas dos avaliadores, para cada critério considerado (pragmático, sintônico, sintático, semântico e social). A partir de alterações realizadas, entre o ciclos, os resultados mostraram uma evolução no índice de concordância para todos os critérios.

Palavras-chave: pensamento computacional, construcionismo, rubrica, educação básica

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Publicado
31/07/2022
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AVILA, Christiano Martino Otero; CAVALHEIRO, Simone André da Costa. Rubrica construcionista para avaliação de atividades didáticas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 310-321. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222790.