Ensino de Algoritmos a Nível Médio Utilizando Música e Robótica: Uma Abordagem Lúdica

  • Tatyane S. C. da Silva UFRPE
  • Amanda S. C. da Silva UFRPE
  • Jeane C. B. de Melo UFRPE

Resumo


O ensino de informática nas escolas a nível médio e fundamental explora principalmente a utilização do computador como recurso didático para outras disciplinas. A relevância dessa abordagem é reconhecida, contudo não explora o ensino de aspectos teóricos de Ciência da Computação nas escolas. Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência de ensino que introduz os conceitos de Ciência da Computação no ensino médio de uma escola pública de modo contextualizado, introduzindo noções de algoritmos usando música e introdução a programação com o robô Lego Mindstorms NXT.

Referências

Bell,T.,Witten,I.H. e Fellows,M. (2011) “Computer Science Unplugged. Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador”. Tradução por: Luciano Porto Barreto. Disponível em: [link]. Acesso: Março de 2011.

Castilho, M.I.(2002) “Robótica na Educação: Com que objetivos?” (Monografia de Especialização em Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: [link]. Acesso: Março de 2011.

Benitti, F. B. V., Vahldick,A., Urban, D. L., Krueger, M. L. e Halm, A. (2009). “Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados”. WIE - XV Workshop sobre Informática na Escola. Disponível em: [link]. Acesso: Maio de 2011

Correia,M.A.(2010) “A Função Didático-Pedagógica da Linguagem Musical: Uma Possibilidade na Educação”. Educar. Rev. n.36. Paraná Editora UFPR.
Publicado
19/07/2011
SILVA, Tatyane S. C. da; SILVA, Amanda S. C. da; MELO, Jeane C. B. de. Ensino de Algoritmos a Nível Médio Utilizando Música e Robótica: Uma Abordagem Lúdica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 19. , 2011, Natal/RN. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2011 . p. 1699-1702. ISSN 2595-6175.