A Importância dos Monitores no Fomento ao Aprendizado Ativo e Colaborativo em Espaços Maker: Um Estudo no Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas

  • Cassiano Henrique de Albuquerque UFPE / IFAL
  • Patrícia Smith Cavalcante UFPE
  • Lillian Franciele Silva Ferreira UFPE
  • Flávia Bartira Pedro da Silva Almeida IFAL

Resumo


Este artigo examina o papel dos monitores no projeto Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), explorando como a sua atuação contribui para o desenvolvimento de soft skills em estudantes. Analisando os dados qualitativos e quantitativos obtidos de relatórios mensais, observou-se que 75% dos monitores atuantes nesta pesquisa relataram alto engajamento dos estudantes, com uma melhoria significativa nas soft skills. Desafios relacionados à infraestrutura e recursos foram identificados, mas, de forma geral, os monitores percebem um impacto positivo significativo em seu trabalho. A pesquisa destaca a multiplicidade de funções dos monitores, enfatizando sua importância no sucesso do aprendizado ativo e colaborativo em Espaços Maker.

Referências

Almeida, M. D. N. D. (2019). Espaços Makers como potencializadores da criatividade, ludicidade e compartilhamento de ideias no contexto acadêmico. Dissertação de Mestrado.

Albuquerque, C., Cavalcante, P., Ferreira, L., Pereira, R., & Almeida, F. (2023). Inclusão Tecnológica de Estudantes com Necessidades Específicas: um Relato de Experiência em Espaços Maker do Instituto Federal de Alagoas. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, (pp. 353-363). Porto Alegre: SBC. DOI: 10.5753/wie.2023.234485

Albuquerque, C. H., & Cavalcante, P. S. (2023). Ensino e Aprendizagem através de Makerspaces: uma Revisão Sistemática da Literatura. Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 311-322.

Andrade, B. C., & Vidal, E. M. (2023). O papel dos monitores nas políticas de educação em tempo integral no brasil. Revista Exitus, 13, e023049-e023049.

Antunes, L. (2020). Soft skills: competências essenciais para os novos tempos. Literare Books.

Costa, C. O., & Pelegrini, A. V. (2017). O design dos Makerspaces e dos Fablabs no Brasil: um mapeamento preliminar. *Design & Tecnologia*, 7(13), 57-66.

Elo, S., & Kyngäs, H. (2008). The qualitative content analysis process. Journal of advanced nursing, 62(1), 107-115.

Ferreira, L. F. S., et al. (2022). Espaços 4.0 e a educação maker: mapeamento do perfil docente para atuar em cursos de qualificação tecnológica. *CONEDU - Tecnologias e Educação*. Realize Editora. Disponível em: [link]. Acesso em: 21 março 2024.

Field, A. (2024). Discovering statistics using IBM SPSS Statistics. SAGE Publications Limited.

França Abreu, V., & Oliveira-Melo, F. G. (2020). Tecnologias educacionais utilizadas por monitores dos cursos de engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, 39.

Frosch, R. (2020). A rede pública de laboratórios de fabricação digital da cidade de São Paulo: as contribuições sociais dos espaços maker para a perspectiva do conhecimento como um comum. Tese de doutorado.

Haughwout, M., Haynes, B., Molnar, D., Shiloh, M., & Zamfirescu-Pereira, J. (2023). The Hybrid Lab and the Open Collaboration Lab at CCA: MakingSpace for Makers at an Art and Design School. IJAMM.

Holanda, M., Castanho, C. D., Bandeira, I. N., & Da Silva, D. (2022). Relato de experiência da monitoria da disciplina primeira linguagem de programação do departamento de ciência da computação da universidade de brasília. In Anais do xxx workshop sobre educação em computação (pp. 13-25). SBC.

Tacca Huamán, D. R., Tacca Huamán, A. L., & Cuarez Cordero, R. (2020). Inteligencia emocional del docente y satisfacción académica del estudiante universitario. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 14(1).

Vilela, R. B., Ribeiro, A. & Batista, N. A. (2020). Nuvem de palavras como ferramenta de análise de conteúdo: uma aplicação aos desafios do ensino no mestrado profissional. Millenium, 2(11), 29-36. DOI: 10.29352/mill0211.03.00230.
Publicado
21/07/2024
ALBUQUERQUE, Cassiano Henrique de; CAVALCANTE, Patrícia Smith; FERREIRA, Lillian Franciele Silva; ALMEIDA, Flávia Bartira Pedro da Silva. A Importância dos Monitores no Fomento ao Aprendizado Ativo e Colaborativo em Espaços Maker: Um Estudo no Espaço 4.0 do Instituto Federal de Alagoas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 599-610. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2474.