Scratch na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio: Autonomia e Responsabilidade Social no Aprendizado de Programação

  • Tatiana V. dos S. Paiva UESB
  • Claudinei de C. Sant’Ana UESB
  • Irani P. Sant’Ana UESB
  • Zenildo Santos Unesp

Resumo


Este texto descreve uma experiência de ensino de programação realizada com estudantes do Ensino Médio integrado ao Curso Técnico em Informática em uma escola pública na Bahia. A atividade propôs o desenvolvimento de histórias animadas ou jogos, desenvolvidos com o Scratch, cujos temas, escolhidos pelos estudantes, pudessem contribuir positivamente com a comunidade. Os trabalhos desenvolvidos em equipes exploraram temas como alcoolismo, esportes, inclusão, aquecimento global, segurança no trânsito e demonstraram o desenvolvimento de habilidades como autonomia, engajamento social, trabalho em equipe, solidariedade, comunicação, além do uso de estruturas e técnicas essenciais para a aprendizagem de programação.

Referências

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Publicado
20/07/2025
PAIVA, Tatiana V. dos S.; SANT’ANA, Claudinei de C.; SANT’ANA, Irani P.; SANTOS, Zenildo. Scratch na Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio: Autonomia e Responsabilidade Social no Aprendizado de Programação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 33. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 160-170. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2025.7360.