Uma contribuição ao ensino de programação na Educação Básica
Resumo
É possível perceber o quanto as tecnologias como smartphones e computadores têm se desenvolvidos nos últimos anos. Alguns trabalhos têm buscado a inserção de fundamentos de Computação no ensino básico, através das habilidades do pensamento computacional. Este trabalho busca realizar a inserção dos conceitos básicos de programação aplicando as habilidades do pensamento computacional com o apoio da ferramenta CodeCombat. Após a finalização do trabalho foi possível analisar o bom desempenho das turmas estudadas, obtendo bons resultados em requisitos como o trabalho em grupo e maior interesse pela área da Computação.
Referências
Foss, L., Aguiar, M., and Reiser, R. H. S. (2016). Computação na educação básica no brasil: o estado da arte. RITA, 23:210–238.
Brackmann, C., Barone, D., Casali, A., Boucinha, R., and noz Hernandez, S. M. (2016). Computational thinking: Panorama of the americas. In 2016 International Symposium on Computers in Education (SIIE), pages 1–6.
Brackmann, C., Boucinha, R., Romaán-Gonzaález, M., Barone, D., and Casali, A. (2017). Pensamento computacional desplugado: Ensino e avaliação na educação primária espanhola. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 6(1).
Raabe, A. A., Zorzo, A., Frango, I., Ribeiro, L., Granville, L. Z., Salgado, L., Cruz, M., Bigolin, N., Cavalheiro, S., and Fortes, S. (2017). Referenciais de formação em computação: Educação básica. In 2017 Workshop sobre Educação em Computação, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pages 1–9.
Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the Acm, 49(3):33–35.