Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o jogo Robotizen: um relato de experiência

  • Igor Dantas UFPB
  • Jose Neto UFPB
  • Lucas Silva UFPB
  • Lourival Neto UFPB
  • Douglas Lima UFPB
  • Pasqueline Scaico UFPB
  • Thaíse Costa UFPB

Resumo


Este artigo relata a experiência de licenciandos em Computação em ensinar lógica de programação no ensino fundamental. Visando estabelecer um contexto de aprendizagem lúdico e atraente, foi utilizado um jogo educativo digital, denominado Robotizen. O seu game design favorece a experiência de aprender a programar jogando e foi a base para novas estratégias didáticas. A metodologia do projeto guiou-se pelas fases de desenvolvimento cognitivo das crianças e na divisão estratégica dos cenários do Robotizen, a fim de introduzir e fazê-las utilizar conceitos de programação de forma iterativa e colaborativa. Os resultados obtidos sugerem o potencial do uso do jogo para engajar e estabelecer aprendizagem orientada a interesses e descobertas.

Referências

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Publicado
12/07/2019
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DANTAS, Igor; NETO, Jose; SILVA, Lucas; NETO, Lourival; LIMA, Douglas; SCAICO, Pasqueline; COSTA, Thaíse. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o jogo Robotizen: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 51-60. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6616.