Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o jogo Robotizen: um relato de experiência

  • Igor Dantas UFPB
  • Jose Neto UFPB
  • Lucas Silva UFPB
  • Lourival Neto UFPB
  • Douglas Lima UFPB
  • Pasqueline Scaico UFPB
  • Thaíse Costa UFPB

Resumo


Este artigo relata a experiência de licenciandos em Computação em ensinar lógica de programação no ensino fundamental. Visando estabelecer um contexto de aprendizagem lúdico e atraente, foi utilizado um jogo educativo digital, denominado Robotizen. O seu game design favorece a experiência de aprender a programar jogando e foi a base para novas estratégias didáticas. A metodologia do projeto guiou-se pelas fases de desenvolvimento cognitivo das crianças e na divisão estratégica dos cenários do Robotizen, a fim de introduzir e fazê-las utilizar conceitos de programação de forma iterativa e colaborativa. Os resultados obtidos sugerem o potencial do uso do jogo para engajar e estabelecer aprendizagem orientada a interesses e descobertas.

Referências

Gee, J. P. The Anti-Education Era: Creating Smarter Students through Digital Learning, 1 st edition. Palgrave Macmillan, 2013.

Huizinga, J. Homo Ludens: A study of the play-element in culture. Boston: Beacon Press, 1971.

Lima, A. C., Souza, D. F. (2015) "Desenvolvimento do raciocínio lógico algoritmo na educação básica", In: II CONEDU - Congresso Nacional de Educação, Campina Grande - PB, Brasil.

Mage Studio. (2019) "Robotizen: https://mage.com.vn/robotizen, Março.

Pereira, D. R. Souza, B. S. (2015) "A Contribuição dos jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de crianças de um CMEI na cidade de Teresina", Revista Fundamentos, Teresina - PI, V.3, n.2.

Piaget, J. (1999) "Seis estudos de Psicologia", Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 24a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Resnik, M. “Designing for Wide Walls,” Design Blog: MIT Scratch Team, MIT Media Lab, 2016.

Scaico, P. D. e de Queiroz, R. J. G. B. (2017) "Os jogos e a educação do futuro: o que estes universos têm a ver?", In Revista ELO, v. 24, p. 12-17.

Teixeira, S. R. O. (2010) "Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca: implicações no processo de aprendizagem e desenvolvimento", Rio de Janeiro: wak.

Thomas, D.; Brown, J. S. A New Culture of Learning : Cultivating the Imagination for a World of Constant Change, 1st edition, no. Summer. CreateSpace Independent Publishing Platform, 2011.
Publicado
12/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
DANTAS, Igor; NETO, Jose; SILVA, Lucas; NETO, Lourival; LIMA, Douglas; SCAICO, Pasqueline; COSTA, Thaíse. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o jogo Robotizen: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 27. , 2019, Belém. Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 51-60. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2019.6616.