A Aplicação de uma Sequência Didática no Processo de Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I

  • William David Martins Almeida Universidade do Estado do Amazonas
  • Almir de Oliveira Costa Junior Universidade do Estado do Amazonas

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o processo de planejamento e aplicação de uma sequência didática baseada na utilização de atividades desplugadas, o site hora do código e o ambiente Scratch no processo de desenvolvimento do pensamento computacional com alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. A estratégia estava organizada em 4 aulas e foi realizada no telecentro de uma escola pública de Manaus. Os resultados encontrados apresentaram evidências de um melhor entendimento sobre o conceito de algoritmos e o desenvolvimento de habilidades e competências do pensamento computacional.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Sequência Didática, Computação Desplugada

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Publicado
24/11/2020
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ALMEIDA, William David Martins; COSTA JUNIOR, Almir de Oliveira. A Aplicação de uma Sequência Didática no Processo de Desenvolvimento do Pensamento Computacional com Alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 11-20. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.11.