Computação e o Mundo: Uma Proposta de Educação em Computação para o Nono Ano do Ensino Fundamental II

Resumo


Este artigo descreve uma proposta curricular e um livro didático de computação para o nono ano do Ensino Fundamental II brasileiro, construídos a partir de diretrizes e referenciais curriculares da área, objetivando popularizar a adoção da computação na educação básica. O livro combina simulações em uma linguagem de blocos, manipulação de imagens através de uma linguagem de programação textual, o desenvolvimento de jogos textuais e a construção de protótipos baseados em hardware livre, utilizando contextos familiares aos estudantes e uma abordagem de aprendizagem em espiral.
Palavras-chave: pensamento computacional, aprendizagem de programação, livro didático

Referências


Araujo, L. G. J., Santana, B. L., and Bittencourt, R. A. (2019). Computação e Comunidade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sétimo Ano do Ensino Fundamental II. In WIE 2019 - XXV Workshop de Inform´atica na Escola.

Ausubel, D. P. (1960). The use of advance organizers in the learning and retention of meaningful verbal material. Journal of Educational Psychology, 51(5):267.

Bruner, J. (1966). Uma Nova Teoria de Aprendizagem. Bloch, Rio de Janeiro.

Cliburn, D. C. (2006). The effectiveness of games as assignments in an introductory programming course. In Proceedings. Frontiers in Education. 36th Annual Conference, pages 6–10. IEEE.

diSessa, A. A. (2018). Computational literacy and "the big picture" concerning computers in mathematics education. Mathematical Thinking and Learning: An International Journal, 20(1):3–31.

Galadima, A. A. (2014). Arduino as a learning tool. In 11th International Conference on Electronics, Computer and Computation (ICECCO), pages 1–4. IEEE.

Grandell, L., Peltomäki, M., Back, R.-J., and Salakoski, T. (2006). Why complicate things? introducing programming in high school using Python. In Proceedings of the 8th Australasian Conference on Computing Education-Volume 52, pages 71–80.

Guzdial, M. and Forte, A. (2005). Design process for a non-majors computing course. ACM SIGCSE Bulletin, 37(1):361–365.

Papert, S. (1986). Constructionism: A New Opportunity for Elementary Science Education. MIT Media Lab.

Rajaravivarma, R. (2005). A games-based approach for teaching the introductory programming course. ACM SIGCSE Bulletin, 37(4):98–102.

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2019). Computação e Eu: Uma Proposta de Educação em Computação para o Sexto Ano do Ensino Fundamental II. In WEI 2019 - XXVII Workshop sobre Educação em Computação.

Santana, B. L., Araujo, L. G. J., and Bittencourt, R. A. (2020). Computação e Sociedade: Uma Proposta de Educação em Computação para o Oitavo Ano do Ensino Fundamental II. In WIE 2020 - XXVI Workshop de Informática na Escola.

SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. http://www.sbc.org.br/files/ComputacaoEducacaoBasica-versaofinal-julho2017.pdf.

Seehorn, D., Carey, S., Fuschetto, B., Lee, I., Moix, D., O'Grady-Cunniff, D., Owens, B. B., Stephenson, C., and Verno, A. (2011). CSTA K–12 Computer Science Standards: Revised 2011. Technical report, CSTA/ACM, New York, NY, USA. 104111.

Publicado
24/11/2020
ARAÚJO, Luis Gustavo Jesus; SANTANA, Bianca Leite; BITTENCOURT, Roberto Almeida. Computação e o Mundo: Uma Proposta de Educação em Computação para o Nono Ano do Ensino Fundamental II. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.21.