Robótica Pedagógica no Exercício do Pensamento Computacional

  • Ed Carlos Sousa da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Joyce Moreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Carina Machado de Farias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo


Pensamento Computacional engloba a habilidade de utilizar noções e técnicas da ciência da computação na resolução d e problemas do cotidiano e nas mais diversas áreas do conhecimento. A robótica tem se apresentado como uma forma atrativa de trabalhar o pensamento computacional com os estudantes O presente trabalho apresenta um projeto de extensão executado no Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Jacobina, que teve por objetivo potencializar as habilidades do pensamento computacional em alunos do ensino médio da rede pública através da robótica pedagógica.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Robótica Pedagógica, Computação Desplugada, Gamificação

Referências


ALBUQUERQUE, Marcos Fred Almeida de et al . Robô Eco-Sustentável para Aplicação em Robótica Educativa: Utilizando Lixo Tecnológico. Cadernos de Graduação: Ciências Exatas e Tecnológicas, Maceió, v. 3, ed. 3, p. 215-228, 2016.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. 226 f. Tese (Doutorado) Programa de Pós-graduação em Informática na Educação, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

OLIVEIRA, Emiliano; ARAUJO, Ana Liz. Pensamento Computacional e Robótica: Um Estudo Sobre Habilidades Desenvolvidas em Oficinas de Robótica Educacional. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE , [S.l.], p.530, nov. 2016. ISSN 2316-6533. doi http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2016.530.

REIS, Cibele Alves da Silva; SARMENTO, Henrique Reinaldo; ZARAMELLA, Vinicius. Ferramenta de auxílio ao desenvolvimento do pensamento computacional: uma plataforma robótica controlada por smartphone. 2014. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

SILVA, Débora Priscilla da et al. Aplicação de Robótica na Educação de Forma Gradual para o Estímulo do Pensamento Computacional. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 1188, nov. 2016. ISSN 2316 8889.

SILVA , Rodrigo Barbosa e ; BLIKSTEIN , Paulo Robótica Educacional: Experiências Inovadoras na Educação Brasileira. Porto Alegre: Penso Editora , 2020 . 328p.

WING, Jeannette M. Computational thinking. Communications of the ACM , 2006, 49.3: 33-35.

ZANETTI, Humberto; OLIVEIRA , Claudio. Práticas de ensino de Programação de Computadores com Robótica Pedagógica e aplicação de Pensamento Computacional. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p.1236 , 2015.

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Ed Carlos Sousa da; SILVA, Joyce Moreira da; FARIAS, Carina Machado de. Robótica Pedagógica no Exercício do Pensamento Computacional. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 51-60. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.51.