ColabSaber: Um framework de suporte pedagógico na construção colaborativa de saberes

  • Waldir Siqueira Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Angélica Fonseca da Silva Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Juliana Baptista dos Santos França Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0001-6300-8139
  • Marcos Roberto da Silva Borges Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jonice de Oliveira Sampaio Oliveira DCC/IM/UFRJ

Resumo


O presente artigo propõe o Framework ColabSaber que tem por objetivo associar ações de aulas expositivas com os princípios de aprendizagem defendidos por Vygotsky, sendo eles: linguagem, cultura e interação social na aprendizagem. O ColabSaber usa os fundamentos do Group Storytelling como apoio educacional para alunos do Ensino Fundamental. O artigo aponta a importância da construção colaborativa das histórias em quadrinhos como apoio intermediário no processo de ensino-aprendizagem tradicional, considerando também os avanços tecnológicos e a facilidade dos alunos no manuseio das novas tecnologias. Como resultado, o artigo apresenta que o uso do framework ColabSaber propiciou um melhor desempenho escolar dos alunos , a identificação de elementos motivacionais e um forte engajamento acadêmico nas atividades escolares dos paticipantes.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa, CSCL, Group Storytelling

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Publicado
24/11/2020
MOURA, Waldir Siqueira; DIAS, Angélica Fonseca da Silva; FRANÇA, Juliana Baptista dos Santos; BORGES, Marcos Roberto da Silva; OLIVEIRA, Jonice de Oliveira Sampaio. ColabSaber: Um framework de suporte pedagógico na construção colaborativa de saberes. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 61-70. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.61.