Ensinando Operações Matemáticas com o Uso de Jogos Digitais no Ensino Fundamental
Resumo
A falta de motivação e o baixo desempenho dos estudantes da Educação Básica no domínio de Matemática têm sido um grande problema para comunidade acadêmica. Para ajudar a enfrentar esse problema, nesse artigo relatamos uma experiência de uso de jogos digitais na resolução de operações matemáticas com 83 estudantes do 2º ano e 3º ano do Ensino Fundamental I, visando verificar o impacto desses jogos na atitude dos estudantes. Como método de pesquisa, foi utilizada uma abordagem qualitativa com ênfase na observação participante. Dentre os principais resultados, observou-se uma maior interação e trabalho colaborativo entre os estudantes, bem como, uma melhora no seu engajamento e motivação.
Palavras-chave:
Jogos Digitais, Operações Matemáticas, Ensino Fundamental
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
JOAQUIM, Sivaldo; OLIVEIRA, Wilk.
Ensinando Operações Matemáticas com o Uso de Jogos Digitais no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 71-80.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.71.