Trajetórias de Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um relato sobre a adaptação do ensino presencial para o remoto emergencial
Resumo
Diante do cenário de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, houve urgência na busca pela adaptação de métodos de ensino mediados pelas tecnologias digitais. Nesse sentido, este artigo relata o caminho percorrido por uma escola pública municipal, nos anos finais do ensino fundamental, para que o acesso à educação básica pudesse ser mantido nesse momento. A metodologia parte do princípio descritivo, narrando as principais ações para o desenvolvimento do trabalho. Os resultados são parciais, uma vez que o processo está ocorrendo, entretanto, busca-se compartilhar as experiências nesse novo cenário, fomentando ideias de recursos computacionais e vivências pedagógicas práticas.
Palavras-chave:
Trajetórias de Aprendizagem, Ensino Remoto Emergencial, Tecnologias Digitais
Referências
Brasil, BNCC. Base Nacional Curricular Comum (proposta). Brasília, DF: MEC, 2017.
Brasil. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Brasília, DF: MEC, 2020a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docmmid=30192. Acesso em: 28 abr. 2020.
Brasil. Ministério de Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2006a. 2.v.
Brasil. Ministério da Educação. Nota Técnica nº32. Brasília, DF: MEC, 2020b. Disponível em: http://www.abrafi.org.br/js/ckeditor/foto_internas/NotaTecnica32MEC.pdf.pdf. Acesso em: 30 jun. 2020.
Canto, A. et al. Trajetórias de Aprendizagem: Teoria e Prática. 2016.
Corrêa, A. et al. O uso de Mobile Learning e Metodologias Ativas no contexto educacional. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2019. p. 730.
Hodges, C. et al. A diferença entre ensino remoto de emergência e aprendizado on-line. 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 27 mar. 2020.
Lemos, A.; Lévy, P. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, v. 13, 2010.
Publicado
24/11/2020
Como Citar
LEITE, Raquel Machado; LOIOLA, Alba Valéria; MAZZUCO, Alex da Rocha; MARQUES, Paula Fogaça; GOMES, Raquel Salcedo.
Trajetórias de Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um relato sobre a adaptação do ensino presencial para o remoto emergencial. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 91-100.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.91.