Trajetórias de Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um relato sobre a adaptação do ensino presencial para o remoto emergencial

  • Raquel Machado Leite Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Alba Valéria Loiola Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alex da Rocha Mazzuco Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Paula Fogaça Marques Centro Universitário Cenecista de Osório
  • Raquel Salcedo Gomes Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Resumo


Diante do cenário de distanciamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19, houve urgência na busca pela adaptação de métodos de ensino mediados pelas tecnologias digitais. Nesse sentido, este artigo relata o caminho percorrido por uma escola pública municipal, nos anos finais do ensino fundamental, para que o acesso à educação básica pudesse ser mantido nesse momento. A metodologia parte do princípio descritivo, narrando as principais ações para o desenvolvimento do trabalho. Os resultados são parciais, uma vez que o processo está ocorrendo, entretanto, busca-se compartilhar as experiências nesse novo cenário, fomentando ideias de recursos computacionais e vivências pedagógicas práticas.
Palavras-chave: Trajetórias de Aprendizagem, Ensino Remoto Emergencial, Tecnologias Digitais

Referências


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Publicado
24/11/2020
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LEITE, Raquel Machado; LOIOLA, Alba Valéria; MAZZUCO, Alex da Rocha; MARQUES, Paula Fogaça; GOMES, Raquel Salcedo. Trajetórias de Aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um relato sobre a adaptação do ensino presencial para o remoto emergencial. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 91-100. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.91.