Aplicativos para o ensino-aprendizagem de Lógica Matemática: qual a melhor escolha?

Resumo


Os altos índices de evasão e retenção estão presentes nos cursos de graduação em computação e uma das causas é a dificuldade encontrada pelos discentes nas disciplinas teóricas e matemáticas, como Lógica Matemática, em que os alunos apresentam dificuldades devido a problemas na compreensão dos conceitos. Nesse sentido, as ferramentas de apoio ao ensino-aprendizagem são uma estratégia utilizada para ajudar a reduzir esses índices. A partir de uma revisão sistemática com 19 aplicativos, realizou-se descrição e comparação de todos e conclui-se que é necessário o uso de 5 aplicações em conjunto para auxiliar o aprendizado de Lógica Matemática, diminuindo dúvidas e consequentemente a evasão ou retenção do discente na disciplina.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem de Lógica Matemática, aplicações para Lógica matemática, jogos de Lógica Matemática,

Referências


[Cervo et al. 2006] Cervo, A. L., Bervian, P. A., and da Silva, R. (2006). Metodologia Científica. Pearson Prentice Hall, 6 edition.

[de Souza 2008] de Souza, J. N. (2008). Lógica para Ciência da Computação: uma introdução concisa. ELSEVIER, 2 edition.

[Kitchenham and Charters 2007] Kitchenham, B. and Charters, S. M. (2007). Guidelinesfor performing systematic literature reviews in software engineering. Technical report, Keele University and Durham University Joint Report.

[Oliveira et al. 2016] Oliveira, M., Rodrigues, L., and Queiroga, A. (2016). Material didático lúcido: uso da ferramenta scratch para auxílio no aprendizado de lógica de programação. Anais do Workshop de Informática na Escola, 22(1):359.

[Pereira et al. 2019] Pereira, I., Santos, J., and e Milena Sousa, P. S. (2019). Estudo comparativo de ambientes gamificados no auxílio à aprendizagem. Anais do Workshop de Informática na Escola, 25(1):1.

[SBC 2018] SBC (2018). Educação superior em computação Estatísticas - 2017. Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/133-estatisticas/1200-pdf-png-educacao-superior-em-computacao-estatisticas-2017. Acesso em: 28 fev. 2020.

[UNIPAMPA 2018] UNIPAMPA(2018). Universidade Federal do Pampa. Engenharia de Software Projeto Pedagógico do Curso Campus Alegrete. Alegrete, RS, 2018. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/100/8/PPCEngenharia%20de%20SoftwareAlegrete.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.

[UNIPAMPA 2019] UNIPAMPA(2019). Universidade Federal do Pampa. Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação - Bacharelado. Campus Alegrete. Alegrete, RS, 2018. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/97/7/PPCCi%c3%aancia%20da%20Computa%c3%a7%c3%a3oversao2019.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.

Publicado
24/11/2020
DIAS, Bruna Abreu; FINGER, Alice Fonseca. Aplicativos para o ensino-aprendizagem de Lógica Matemática: qual a melhor escolha?. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 111-120. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.111.