Computação desplugada como instrumento avaliativo no Ensino Superior: um relato de experiência

  • Sara das Mercês Silva Universidade Federal do Pará
  • Abner Cardoso Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Maria Jose Meninea Duarte Universidade Federal do Pará
  • Fabiola Pantoja Oliveira Araújo Universidade Federal do Pará
  • Josivaldo de Araujo Universidade Federal do Para
  • Marcos Seruffo Universidade Federal do Pará

Resumo


Este estudo apresenta uma pesquisa quanti-qualitativa, onde descreve as experiências e resultados da aplicação de atividades, na perspectiva desplugada, que serviram como método avaliativo para a disciplina de Banco de Dados II do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará. Os resultados indicam que apesar dos estudantes não terem conhecimento prévio e nem a prática da Computação Desplugada, eles tiveram um rendimento 29\% maior em relação nota quando comparado com aqueles que realizaram prova objetiva. Além disso, a metodologia ativa de avaliação, mostrou-se positiva para 60\% dos alunos que mostraram satisfação ao vivenciarem ao novo, em detrimento aos métodos tradicionais.
Palavras-chave: Computação desplugada, Banco de dados, ensino superior

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Publicado
24/11/2020
SILVA, Sara das Mercês; CARDOSO, Abner; DUARTE, Maria Jose Meninea; OLIVEIRA ARAÚJO, Fabiola Pantoja; ARAUJO, Josivaldo de; SERUFFO, Marcos. Computação desplugada como instrumento avaliativo no Ensino Superior: um relato de experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 121-130. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.121.