CaMínimo do Açaí: Um jogo para auxiliar no ensino do caminho mínimo em grafos não direcionados

  • Elias Sena Universidade Federal do Pará
  • Maria José Meninéa Duarte Universidade Federal do Pará
  • Fabíola Pantoja Oliveira Araújo Universidade Federal do Pará

Resumo


Este artigo apresenta o processo de criação, validação e experiência de uso do jogo CaMinimo do Açaí. O software em questão tem como objetivo auxiliar no ensino e desenvolvimento do pensamento computacional em estudantes em período escolar através do Caminho Mínimo em Grafos Não Direcionados. Outrossim, o jogo aborda a dinâmica da colheita do açaí que é a principal atividade econômica do município de Inhangapi, situado na região nordeste do Pará onde o projeto foi aplicado. O processo de desenvolvimento do jogo seguiu as etapas principais da engenharia de software, a coleta de dados e a validação dos mesmos foi realizado junto aos alunos de uma escola de ensino médio. Após a análise dos dados, obteve-se um resultado positivo tanto na utilização do jogo quanto no aprendizado dos alunos acerca do conceito de caminho mínimo e grafos.
Palavras-chave: Educação em computação, pensamento computacional, jogos educacionais, grafos não direcionados

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Publicado
24/11/2020
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SENA, Elias; DUARTE, Maria José Meninéa; ARAÚJO, Fabíola Pantoja Oliveira. CaMínimo do Açaí: Um jogo para auxiliar no ensino do caminho mínimo em grafos não direcionados. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 131-140. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.131.