O uso do padlet na aprendizagem da Língua Inglesa: um relato de experiências

  • Luzia Alves de Carvalho Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA)
  • Ana Paula de Castro Instituto Federal Fluminense / CENSA
  • Shayane Ferreira dos Santos UENF/ CENSA/ ISECENSA
  • Anna Luisa do Nascimento Ferreira ISECENSA
  • Jéssica Ribeiro IF Fluminense

Resumo


As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm um papel fundamental para o modelo de ensino ativo. Este artigo pretende investigar como a habilidade escrita em língua inglesa pode ser aprimorada com a colaboração entre os alunos, por meio da ferramenta on-line interativa Padlet. A metodologia baseia-se numa abordagem qualitativa e os instrumentos de coletas de dados foram observação, questionários e respostas das atividades. A análise dos dados demonstrou que as atividades de língua inglesa realizadas no Padlet, com apoio das TDIC, tornaram as propostas mais interessantes e que os alunos conseguem aprender ao observar as contribuições dos colegas, considerando estas um fator de auxílio à criatividade, à escrita e à aprendizagem do vocabulário.
Palavras-chave: Aprendizagem da língua inglesa, Padlet, Relato de experiências

Referências


BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. PortoAlegre: Penso Editora, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase.Acesso em: 17 jul. 2020.

CASTRO, A. P. Ensino Híbrido no Estudo de Inglês no Centro de Línguas:um Caminho em Construção na Educação Profissional e Tecnológica. Dissertação (Mestrado em Ensino Profissional e Tecnológico) –Instituto Federal Fluminense, IFF, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.

ERTMER, P. LEFTWICH, A. Teacher technology change: How knowledge, confidence, beliefs, and culture intersect. Journal of Research on Technology in Education v. 42, n. 3, p. 255–284. 2010. Disponível em https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15391523.2010.10782551. Acesso em: 20 jun. 2018.

GERHARDT, T. E.;SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa.Série Educação a Distância. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil –UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica –Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre. 2009.

GREENSTEIN, L. M. Assessing 21st Century Skills:A Guide to Evaluating Masteryand Authentic Learning . Ed. Sage Publications. Corwin Press. Califórnia. The USA. 2012.

GUARDA, G. F., CUNHA, L. R. R., GONÇALVES, C. S. Uso de Aplicativos Educacionais –Experiências com Aprendizagem Criativa na Educação Básica.In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Anais [...].Brasília: 2019. p. 138-147. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8500. Acesso em: 17 jul. 2020.

MENDES, L. F., AMORIM, N. O., Uso da plataforma web Google Classroom como ferramenta de apoio à metodologia Flipped Classroom: relato de aplicação no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Anais [...].Brasília: 2019. p. 138-147. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/8560. Acesso em: 17 jul. 2020.

MORAN, J. Novas tecnologias e mediação pedagógica.6ª ed. Campinas: Papirus, 2015.

OLIVEIRA, M. A. F. LIMA, J. V. PAIM, G. R. Avaliações formativas coordenadas por estratégias de participação inspiradas na abordagem de ensino híbrido. In: VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). Anais [...].Brasília: 2019. p. 138-147. Disponível em:https://br-ie.org/pub/index.php/wie/issue/view/186. Acesso em: 24 set. 2020.

RASHID, A. A., YUNUS, M. M., & WAHI, W. Using Padlet for Collaborative Writing among ESL Learners.Creative Education, v.10, p. 610-620. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.4236/ce.2019.103044. Acesso em: 17 jul. 2020.

SANTOS, S. F. Um Caminho Teórico Percorrido Ativamente:Ensino Híbrido na Disciplina Teorias de Aprendizagem –Uma Experiência Inovadora no Curso de Pedagogia. Dissertação (Mestrado em Ensino e sua Tecnologias) –Instituto Federal Fluminense, IFF, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.

SOUZA, M. V. et al. Mídias Sociais, AVAs e MOOCs:Reflexões Sobre Educação em Rede. In: International Conference On Interactive Computer Aided Blended Learning. Araranguá . Anais [...]Araranguá: UFSC. p. 1-8. Disponível em: http://www.labmidiaeconhecimento.ufsc.br/files/2014/11/Contribution62_a.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.

VALENTE, J. A.; ALMEIDA, M. E. B.; GERALDINI, A. F. S. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 17, n. 52. p. 455-478. São Paulo: 2017.

VYGOTSKY, L.S. Mind in Society:the development of higher mental processes. Cambridge, Harvard University Press. 1978.

WALESCO, A. Formação Inicial e o Mito do "Falante Nativo":Construções Identitárias de Professores de Inglês em uma Comunidade de Prática. Tese (Doutorado em Letras) -Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná. 2019.

Publicado
24/11/2020
CARVALHO, Luzia Alves de; CASTRO, Ana Paula de; SANTOS, Shayane Ferreira dos; FERREIRA, Anna Luisa do Nascimento; RIBEIRO, Jéssica. O uso do padlet na aprendizagem da Língua Inglesa: um relato de experiências. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 161-169. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.161.