Laboratório de Robótica Inclusiva: Robótica Educacional e Raciocínio Computacional no Ensino Médio

  • Ana Carolina Sokolonski Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia

Resumo


A Robótica Educacional (RE) surgiu a partir das teorias do Construtivismo e Construcionismo, defendendo que através da construção de artefatos robóticos, os alunos podem desenvolver habilidades essenciais, como o Raciocínio Computacional (RC). Recentemente, o RC passou a integrar uma das dez competências do Ensino Básico na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste artigo, será descrito o trabalho intitulado Laboratório de Robótica Inclusiva, que teve como premissa ensinar RE aos alunos do Ensino Médio com o intuito de aprimorar o RC. Neste projeto, foram desenvolvidas capacitações na área de Robótica e Programação para construção de robôs seguidores de linha, assim como participação em competições de robótica. Como resultado, além do desenvolvimento intelectual dos alunos envolvidos, uma plataforma de ensino online foi disponibilizada, com vídeo-aulas, roteiros e materiais didáticos.
Palavras-chave: educational robotics, computational thinking, computational education

Referências


Cambruzzil, E. and Mendes de Souza, R. (2014). O uso da robótica educacional para oensino de algoritmos. Anais do EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informaçãoe Semana Acadêmica de Tecnologia da Informação, 1:40–47.

Dargains, A. and Sampaio, F. F. (2015). Estudo exploratório sobre o uso da robóticaeducacional no ensino de programação introdutória. Master's thesis, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

de Souza Pio, J. L., de Castro, T. H. C., and de Castro Júnior, A. N. (2006). A robótica móvel como instrumento de apoio à aprendizagem de computação. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE.

Díaz-Lauzurica, B. and Moreno-Salinas, D. (2019). Computational thinking and robotics: A teaching experience in compulsory secondary education with students with high degree of apathy and demotivation.Sustainability, 11(18):5109.

França, R. and Tedesco, P. (2015). Desafios e oportunidades ao ensino do pensamento computacional na educação básica no brasil. Workshop de Ensino em Pensamento Computacional, Algoritmos e Programação - CBIE.

Oliveira, E. and Araujo, A. L. (2016). Pensamento computacional e robótica: Um estudo sobre habilidades desenvolvidas em oficinas de robótica educacional.XXVII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, page 530.

Oliveira, K. L., Oliveira, M., and Andrade, M. (2019). Pensamento computacional, robótica e educação: um relato de experiência e lições aprendidas no ensino fundamental I. In Anais do Workshop de Informática na Escola - WIE - CBIE, volume 25, page 1279.

Papert, S. (1980).Mindstorms: Children, Computers, and Powerful Ideas. Basic Books, Inc., USA.

Papert, S., Valente, J., and Bitelman, B. (1986).Logo: computadores e educação. Brasiliense.

Phadung, M., Namburi1, S., Dermrach, P., and Latekeh, I. (2018). Effects of enhancing computational thinking skills using educational robotics activities for secondary students. In5th ICRIEMS, pages 613–618. Yogyakarta State University.

Piaget, J. (1976).Piaget and His School: A Reader in Developmental Psychology. Sprin-ger Berlin Heidelberg, Berlin, Heidelberg.

Santos, C. P., da Silva, D. ans Roque, A., de Lima, J. W., and Dal Ben, M. D. S. (2019).Tecendo espaços e experiências no campo da robótica educacional para fomentar o interesse de meninas pela área de computação. Anais do Workshop de Informática naEscola - WIE - CBIE, 25:9.

Schuhmacher, E. and Schuhmacher, V. R. N. (2017). Pensamento computacional, robótica educativa e aprendizagem significativa: a competência do sujeito invisível. IV World Congress on Systems Engineering and Information Technology.

Wing, J. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49:33–35.

Wing, J. (2008). Computational thinking and thinking about computing. Philosophical transactions Series A: Mathematical, physical, and engineering sciences, 366:3717–3725

Publicado
24/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SOKOLONSKI, Ana Carolina. Laboratório de Robótica Inclusiva: Robótica Educacional e Raciocínio Computacional no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA, 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 170-178. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.170.