Ensino-Aprendizagem com Abordagem Colaborativa: Aliando técnica pedagógica com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

  • Winston Severiano de Almeida Instituto Federal de Goiás
  • Aladir Ferreira da Silva Júnior Instituto Federal de Goiás

Resumo


Já há algum tempo os atores envolvidos no ensino-aprendizagem têm usado as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para potencializar suas ações. No entanto, é notório que não basta usar as TDIC, é preciso aliá-las à uma técnica pedagógica apropriada. Apresenta-se neste artigo o relato de uso da técnica colaborativa chamada Grupo de Verbalização/Grupo de Observação (GV-GO), aliada à Suíte Google. A técnica foi aplicada em um curso superior de tecnologia com alunos da disciplina de Algoritmos II. Foi possível concluir que a transposição da técnica GV-GO para uso com TDIC trouxe benefícios especialmente quanto à organização espacial dos discentes. A análise de dados coletados junto ao alunado indicou aceitação e relevância no uso da técnica em sala de aula/laboratório.
Palavras-chave: Google Docs, TDIC, Ensino de Algoritmos, Técnica de Ensino

Referências


Anastasiou, L. D. G. C., & Alves, L. P. (2004). Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, 3, 67-100.

Baranauskas, M. C. C., & Valente, J. A. (2013). Editorial. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento1(1),1-5. https://www.nied.unicamp.br/revista/index.php/tsc/article/view/118/96

Barkley, E. F., Cross, K. P., & Major, C. H. (2014). Collaborative learning techniques: A handbook for college faculty. John Wiley & Sons

Machado, L. D. P., Berkenbrock, C. D. M., Anselmo, G., & Siple, I. Z. (2018). Uma ferramenta colaborativa para apoiar a aprendizagem de programação de computadores. Revista Brasileira de Computação Aplicada, 10(1), 23-29.

Oliveira, L., Rosa, S., & Pimentel, A. (2019). Revisão Sistemática da Literatura: Formação de Grupos na Aprendizagem Colaborativa com Suporte Computacional. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação -SBIE), 30(1), 1955.

Saldanha, G. C. B., Guerra, M. H. F. S., da Silva Firmino, E., Vasconcelos, A. K. P., & de Goes Sampaio, C. (2019). Use of text and GV/GO study as Radioactivity teaching strategies. Research, Society and Development, 8(7), 21871123.

Torres, P. L., & IRALA, E. A. F. (2014). Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, 61-93.

Publicado
24/11/2020
ALMEIDA, Winston Severiano de; SILVA JÚNIOR, Aladir Ferreira da. Ensino-Aprendizagem com Abordagem Colaborativa: Aliando técnica pedagógica com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 199-208. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.199.