Linha de Montagem: projeto interdisciplinar relacionando robótica com o estudo de funções matemáticas

  • Paulo Vinícius Cabral Aureliano UFRPE
  • Adiel Jamesson Santos da Silva UFRPE
  • Ytalo Paulo Wilian da Silva UFRPE
  • Rodrigo Lins Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


O artigo relata a experiência dos alunos dos cursos de Licenciatura em Computação e Matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco, os quais são bolsistas do PIBID, referente ao projeto de ensino interdisciplinar de Computação e Matemática, utilizando a robótica como auxílio para o estudo das funções matemáticas. O projeto em questão está sendo desenvolvido na escola estadual Ministro Jarbas Passarinho com alguns alunos da turma do 1º B ao longo do primeiro semestre de 2019 e será aplicado em sala de aula no segundo semestre para os demais alunos da escola.
Palavras-chave: Computação, Matemática, PIBID, Robótica, funções, Interdisciplinar

Referências


BARBOSA, Fernando da Costa et al. Robótica Educacional em Prol do Ensino de Matemática. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 271, out. 2015. ISSN 2316-6541. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.

D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: Da teoria à prática. 4 ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.

LIRA, Christianne Torres et al. "Construindo gráficos de funções com a robótica educacional". Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 set 2020.

MORAES, Maritza Costa. Robótica educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos. 2010. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 set 2020.

MALIUK, K. D. (2009). Robótica Educacional Como Cenário Investigativo Nas Aulas De Matemática. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SBC, Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. 2019. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.

SILVA, Alan et al. Estimulando o pensamento computacional em alunos do ensino médio com o uso do Scratch for Arduino. Anais do Workshop de Informática na Escola, [S.l.], p. 783, nov. 2019. ISSN 2316-6541. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.

PAPERT, Seymour. A Família em Rede: Ultrapassando a barreira digital entre gerações. Tradução de Fernando José Silva Nunes e Fernando Augusto Bensabat Lacerda e Melo. Lisboa: Relógio D'Água Editores, 1996.

WOLFGANG, Meldon et al. "Gaining Robotics Advantage". BCG, 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 set. 2020.

ZILLI, S. do R. (2004). A Robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Publicado
24/11/2020
AURELIANO, Paulo Vinícius Cabral; SILVA, Adiel Jamesson Santos da; SILVA, Ytalo Paulo Wilian da; RODRIGUES, Rodrigo Lins. Linha de Montagem: projeto interdisciplinar relacionando robótica com o estudo de funções matemáticas. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 209-218. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.209.