O uso do Jogo Digital Minecraft para Estimular o Pensamento Computacional e a Aprendizagem Colaborativa no Ensino Fundamental I: Um Relato de Experiência
Resumo
Esta pesquisa apresenta a utilização do jogo digital Minecraft com o objetivo de estimular o pensamento computacional e a aprendizagem colaborativa de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. Para atingir o objetivo do estudo, a metodologia adotada é de caráter qualitativa e experimental. Os resultados do experimento apresentam indícios satisfatórios quanto ao uso do jogo Minecraft para empregar o pensamento computacional na resolução de problemas, promovendo o ganho de habilidades na aprendizagem colaborativa, como: trabalhar a atenção, concentração e relações interpessoais dos alunos.
Palavras-chave:
Jogo Digital Minecraft, Pensamento Computacional, Aprendizagem Colaborativa
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Publicado
24/11/2020
Como Citar
TRINDADE, Genarde Macedo; FERNANDES, Felipe Pereira; BARBOSA, Luiz Sérgio de Oliveira; DE SOUZA, Dayane Rosas.
O uso do Jogo Digital Minecraft para Estimular o Pensamento Computacional e a Aprendizagem Colaborativa no Ensino Fundamental I: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 26. , 2020, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2020
.
p. 219-228.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.219.